ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, e o presidente da Associação dos Horticultores do Vale do Rio Grande – Horvagra, Sérgio Antonio Nepomuceno, assinaram, na manhã desta quarta-feira (16), convênio para estimular a produção rural na Agrovila Palestina. Essa iniciativa passa pela coordenação da Secretaria de Agricultura com a implantação do Projeto Agroalimentos, que visa estimular a permanência do homem no campo, agregando valor à produção dos diferentes tipos de alimentos.
De acordo com o documento, o município irá disponibilizar imóvel na região da Palestina e os equipamentos necessários ao Centro de Processamento de Alimentos. A Secretaria de Agricultura ficará com a responsabilidade de avaliar mensalmente os relatórios de implantação do projeto elaborado pela Horvagra, supervisionar e fiscalizar o convênio.
À Associação dos Horticultores compete arcar com as despesas de água e energia elétrica do imóvel; elaborar relatórios mensais das atividades desenvolvidas; observar as normas técnicas para o desenvolvimento das atividades e também a legislação ambiental; arcar com os custos de reposição de peças dos equipamentos e do imóvel, entre outras responsabilidades listadas no convênio que terá duração de 12 meses.
O prefeito Paulo Piau disse que é preciso dar funcionalidade aos programas, ou seja, fazer com que a produção de qualquer produto, seja hortifrutigranjeiro, carne ou leite tenha um destino. A assinatura do convênio com a Horvagra, segundo o prefeito, é para colocar em funcionamento a agroindústria da Palestina e fazer com que os produtores daquela região produzam, transformem os produtos e agreguem valor para aumento da renda de cada família.
Paulo Piau citou inclusive a importância de produzir para o programa de aquisição de alimentos do governo federal, merenda escolar e para o restaurante popular. “Estamos diminuindo o tempo entre a venda e o recebimento do produto. O secretário Danilo está dando andamento normal e regular para apoio aos agricultores familiares do município”, observou.
Sérgio Nepomuceno e outros produtores rurais manifestaram a satisfação de assinar o convênio e marcar uma nova história na Horvagra com a parceria da prefeitura municipal, que vai se traduzir em estímulo à permanência do homem no campo.
O gerente regional da Emater, Gustavo Laterza, exaltou o convênio celebrado e disse que a iniciativa traz a expectativa real de melhorias de renda e integração da comunidade. “Acreditamos na força das entidades e na parceria com o poder público”, disse Laterza que colocou a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) à disposição.
O secretário Danilo Siqueira e o presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Romeu Borges Júnior, também ressaltaram a importância da parceria entre o município e as entidades que representam os produtores rurais.
Jornalista Reginaldo Cangussu
Comunicação PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h