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Administração

26/08/2014 - Encerrado o 1º curso de Libras oferecido pela Prefeitura de Uberaba aos servidores

 
A Prefeitura de Uberaba -- por meio da Secretaria de Administração -- encerrou neste mês, o 1º curso de Libras oferecido aos servidores municipais. O curso teve o objetivo de promover maior eficiência e eficácia na comunicação em Libras, por meio do conhecimento das normas e sinais para a correta comunicação com a população surda que solicitar atendimento à Prefeitura de Uberaba.


Organizado pelo Departamento Central Desenvolvimento de Recursos Humanos (Decedes), em parceria com o Núcleo de Capacitação de Profissionais da Educação na área de Surdez de Uberaba, foram ministradas 60 horas, sendo 50 horas de aula presencial e 10 horas com atividades a distância. 18 pessoas foram formadas nesta primeira turma, As aulas foram realizadas no mezanino da Caixa Econômica Federal, nas segundas, quartas e sextas-feiras, de 14 de maio a 13 de agosto, com recesso entre os dias 12 de junho a 16 de julho.


Apesar de o público-alvo ser composto de servidores que atuam no atendimento ao público, as inscrições foram encaminhadas, via memorando, a todas as secretarias da prefeitura para que qualquer servidor interessado pudesse se inscrever.


Conteúdo
Dentre os assuntos abordados em sala foram passados uma introdução à língua brasileira de sinais, os parâmetros linguísticos e estrutura gramatical de libras, os princípios pertinentes à cultura e comunidade surda, as dinâmicas para estimulação linguística, além de ter sido trabalhado atividades práticas na área de atendimento ao público.


“Com o intuito de oferecer atendimento de qualidade a toda à população, em especial a população surda que requer um atendimento especializado, oferecemos essa capacitação na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para os servidores do município que atuam no atendimento ao público. Com isso, esperamos que os servidores possam compreender e se comunicar melhor com pessoas que necessitam da língua de sinais”, justifica a diretora do Departamento Central de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Adrianne Christianne Inês.


A Guarda Municipal Marly Nunes que finalizou o curso da prefeitura parabenizou a iniciativa que para ela é de extrema importância para quem trabalha diretamente com o público. “Trabalho no saguão da Prefeitura e já passei pela situação de chegar uma pessoa para pedir minha ajuda e eu não pude atender, pois não consegui compreender o que a pessoa estava querendo. Isso me marcou muito, busquei o curso em outros locais, mas acabou não dando certo. Depois que concluí o curso, uma pessoa surda veio à prefeitura e me questionou sobre o horário de funcionamento do banco e dessa vez eu pude ajudá-la”, relata Marly demonstrando a alegria em poder ser útil.  


A experiência foi muito válida para Marly, tanto que ela está dando continuidade ao que aprendeu, complementando com um curso do Centro de Atendimento aos Surdos (CAS) que acontece na Escola Estadual Quintiliano Jardim.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

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