ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O Dia da Consciência Negra, feriado municipal comemorado na próxima quinta (20), terá programação especial promovida pela Fundação Cultural de Uberaba. No dia 18, haverá o lançamento do livro “O toque de Xangô”; no dia 20, a comemoração especial é na Praça Magalhães Pinto; e no dia 24, haverá lançamento da exposição “Samba dos Mares. Todos os eventos são abertos ao público.
O lançamento do livro “O toque de Xangô”, de Vicente de Paula Higino, ocorre na terça (18), na Casa da Cultura – sede da Fundação Cultural, que fica na Praça Rui Barbosa, 356. Com início marcado para as 19h30, o coquetel terá entrada gratuita e espaço para o público adquirir exemplares da obra.
Já no feriado de quinta (20), o Centro Cultural Águia Branca, em parceria com a Fundação Cultural, comemora a Consciência Negra com roda de capoeira e apresentações teatrais. O evento se chamará “Palmares me Chama”, com a apresentação das peças “Negro no Tronco”, “Puxada de Rede”, “Samba de Roda” e “Maculelê”, além de gincana e roda de capoeira. A comemoração acontece na praça Magalhães Pinto, das 17h às 22h.
No dia 24 de novembro, ainda em comemoração ao Dia da Consciência Negra, acontece a abertura oficial da exposição de pinturas “Samba dos Mares”, da artista Renata Prata. O coquetel será a partir das 19h30, e a visitação segue aberta ao público de 25 de novembro a 9 de dezembro.
O dia 20 de novembro foi escolhido para comemorar a Consciência Negra, pois nesta data, no ano de 1695, morreu Zumbi dos Palmares, líder que lutou contra a escravidão no período do Brasil Colônia.
Luiza Carvalho – Estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000