WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

05/02/2015 - Fundação Cultural leva uberabenses para participar da Orquestra de Violeiros

Orquestra será formada com a união de violeiros de municípios mineiros, com intenção de ganhar espaço no Guiness Book

A Fundação Cultural de Uberaba está patrocinando grupo animado de 138 violeiros de Uberaba para participarem da maior Orquestra de Violeiros do Mundo. O evento ocorre neste sábado, em Uberlândia, e a Fundação está patrocinando a ida dos 138 violeiros uberabenses, que vão lotar três ônibus. O grupo de Uberaba vai se unir a violeiros de Uberlândia, Araguari, Araxá, Ituiutaba e Patrocínio. O objetivo do projeto, coordenado pelo músico e violeiro Tarcísio Manuvéi, é juntar cerca de mil violeiros para formar a maior Orquestra de Violeiros do Mundo e entrar para o "Guiness Book", o livro dos recordes.


Ensaios foram realizados durante o mês de janeiro, inclusive em Uberaba, no Teatro Municipal Vera Cruz. O encontro ocorre em Uberlândia, neste sábado (7), no Ginásio do Sabiazinho, das 17 h às 22 h, com entrada gratuita e censura livre. A ação faz parte da programação da X Semana da Cultura Popular e III Seminário de Economia da Cultura, realizados pela Dicult Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que acontece de 3 a 7 de fevereiro de 2015.


Os violeiros apresentarão duas músicas consideradas clássicos da viola caipira: Chico Mineiro e Menino da Porteira. A inspiração dos organizadores foi um grupo de sanfoneiros do Sul do país que reuniu 350 pessoas para estabelecer um recorde. Além de buscar esse recorde, a intenção também é homenagear o cantor de moda caipira José Ramiro Sobrinho, o Pena Branca, que completa cinco anos de falecimento no próximo dia 8 de fevereiro.


Vale lembrar que a Fundação Cultural incentiva e fomenta a tradição da viola. A Fundação tem a Orquestra Viola de Ouro, fundada em 2006, e a Escola de Viola Gaspar Correa, criada em 1987 e que “sustenta” a Orquestra Viola de Ouro.

Maria das Graças Salvador - Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar