WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

22/10/2009 - Makro é inaugurado nesta sexta em Uberaba

Makro é inaugurado nesta sexta em Uberaba Makro é inaugurado nesta sexta em Uberaba

O Makro, com origem na Holanda e há 37 anos instalado no Brasil, a partir de São Paulo, onde foi fundada a primeira unidade nacional, apresentou esta manhã (quinta, dia 22) à imprensa de Uberaba a filial do atacadista de auto-serviço no município. As projeções indicam que devem passar pelo local entre 1,8 mil a 2,1 mil clientes diariamente a partir desta sexta, 23, quando será aberta ao público. O empreendimento chega em tempo recorde desde o início das conversações com a Prefeitura, através do secretário João Franco, do Desenvolvimento Econômico e Turismo.

No encontro com os formadores de opinião, diretores do Makro, inclusive o de expansão, o venezuelano José Léon Rodriguez, destacou a agilidade empregada pela Prefeitura de Uberaba no que diz respeito aos trâmites burocráticos. O comportamento, reconhecem os diretores, foi fundamental para que a unidade - com 4,5 mil metros quadrados apenas de loja - fosse concretizada em 115 dias, coincidindo com o aniversário da instalação da rede no País. A holding SHV que detém, além do Makro por exemplo, empresas como a MinasGás e Supergasbras, lidera o segmento de auto serviço brasileiro e congrega 40 mil trabalhadores. De acordo com o diretor de expansão, a Prefeitura comprou o projeto imediatamente entendendo que ele satisfazia à lacuna de um grande atacadista. “João Franco tem acompanhado dia e noite o projeto e ajudado muito na agilização”, afirmou.

Em sua opinião, Uberaba passa por um momento de crescimento e mudança política, educacional e social e vive uma independência muito grande em termos de região, com crescimento populacional de 2% nos últimos três anos, elevado IDH e congregando por volta de 50 municípios. Baseado em pesquisa de mercado ele já acena com a possibilidade de expansão nos próximos cinco anos. Também Gustavo Delamanha, diretor de marketing, ressaltou não serem todos os municípios com esta visão relativa ao crescimento e desenvolvimento do Brasil e da importância da sua cadeia interna. “Uberaba tem esta compreensão e sabe juntar as peças deste quebra cabeça. Através do secretário João Franco, é possível ver um sinal claro de saber olhar para o futuro, enxergar os interesses da cidade e com gestão inteligente na captação de investimentos”, completou.

Mercado - Em Uberaba, com investimento da ordem de R$ 15 milhões em imóvel e outros R$ 6 milhões em estoque, conforme Léon, serão gerados 250 empregos diretos e indiretos, sendo 98% da mão de obra local. A locação de recursos humanos foi outro ponto destacado. Léon garantiu que o Makro não esbarrou em dificuldades para o preenchimento das vagas, alegando ter encontrado pessoas com níveis educacional e de experiência para preencher o quadro. O gerente da loja, Júlio Pereira Baganha, destacou a parceria viabilizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico junto ao Sine para o processo de seleção, inclusive já com um cadastro específico para trabalhadores com perfil da empresa.

Perfil - O Makro atua no formato de auto serviço e com estrutura de baixo custo, visando cada vez mais à competitividade no setor de alimentos secos, perecíveis e não alimentos. Trabalha com marcas próprias, segundo os diretores, envazando produtos de qualidade “A” a preços de “B”. Conforme os esclarecimentos feitos esta manhã, a rede, além de atuar com marcas reconhecidas nacionalmente e próprias, também valoriza marcas regionais e locais. A sustentabilidade é outro ponto forte do grupo, de acordo com seus representantes. Para se ter uma idéia não há exagero quanto ao consumo de eletricidade. A luz natural é explorada para iluminação da loja entre 6 e 18 horas e a refrigeração emprega equipamentos de primeira tecnologia.

Nos jardins são aplicadas técnicas para o melhor aproveitamento da água, e geradores próprios de energia estão implantados a partir de um sistema com isolamento acústico para evitar propagação de ruídos (poluição sonora), não ultrapassando o barulho a 50 decibéis. Ainda segundo a direção do Makro, a empresa atua em projetos sociais, beneficiando aqueles instalados em até 50 km da loja, mas a partir de avaliação rigorosa. Outro trabalho que além de econômico é também social é o programa Sabor e Saber de capacitação de clientes, a maioria de médio e pequeno portes.

Departamento de Comunicação (22/10/09)

Jorn. Gê Alves

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar