ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Objetivo é de homenagear a cidade e comemorar sua história
A Superintendência de Arquivo Público divulga programação para o aniversário de 195 anos de Uberaba, que será comemorado na próxima segunda-feira (2 de março). Projetos de memória histórica serão desenvolvidos com o objetivo de preservar e celebrar o passado do município. A superintendente de Arquivo Público, Marta Zednik de Casanova, explica a importância de relembrar os marcos históricos da cidade no contexto da celebração de seu aniversário. “Pretendemos homenagear o progresso de Uberaba e o pioneirismo dos uberabenses em vários aspectos”, afirma Marta.
De acordo com a superintendente, Uberaba foi inovadora em vários momentos da história. “Uberaba foi uma das primeiras cidades a ter luz elétrica, em 1905. Também foi aqui que se formou um dos primeiros times de futebol composto exclusivamente por jogadores negros – o Treze de Maio Futebol Clube. Outro exemplo é o trabalho da Fazenda Experimental Getúlio Vargas da Epamig, que desenvolveu em nossa cidade a variedade de soja mais plantada na história do Brasil”, conta.
A partir das 8h de segunda-feira, na Praça Nossa Senhora da Abadia, a superintendente apresentará o projeto Minha Terra, Minha História, desenvolvido em parceria com o polo da Fundação Unesco-Hidroex de Uberaba e com a TV Integração (afiliada Rede Globo).
O projeto consiste em depoimentos referentes à origem de Uberaba, concedidos por Marta e um grupo de profissionais, como o professor de história e professor na Universidade Estadual de Londrina (UEL), André Azevedo da Fonseca; o advogado e memorialista Guido Bilharinho; o historiador e diretor do Departamento de Apoio à Pesquisa e Atendimento, João Eurípedes Araújo; a professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Sandra Mara Dantas; e o mestre em história e pesquisador da Superintendência de Arquivo Público de Uberaba, Thiago Riccioppo.
Será transmitido, no decorrer do mês de março, um programa nas rádios Transamérica, Zebu, JM, Terra e Sete Colinas, em que os historiadores João Eurípedes de Araújo e Miguel Jacob Neto promoverão um diálogo com curiosidades sobre a história de Uberaba. O programa tem a perspectiva de atingir 40 mil ouvintes.
Um texto histórico sobre Uberaba será publicado nos jornais da cidade (Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba), bem como no blog do Arquivo Público (acessível pelo link arquivopublicouberaba.blogspot.com.br) e na página de Facebook do órgão.
Por fim, o blog e o perfil de Facebook do Arquivo Público apresentarão um álbum fotográfico com 40 imagens referentes aos principais acontecimentos históricos da cidade, bem como retratos das praças e ruas do município.
Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000