WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

28/02/2015 - “Minha Terra, Minha História” faz uma viagem histórica nos 195 anos de Uberaba

Preparado especialmente para a comemoração do aniversário de Uberaba, o projeto “Minha Terra, Minha História” é um dos shows previstos para a próxima segunda-feira (2), dentro da programação da Prefeitura de Uberaba, por intermédio da Fundação Cultural. Alexandre Saad com a banda Cheiro de Mato e convidados vai apresentar a história da cidade com a exibição de um documentário seguido de show, às 18h, na Praça Nossa Senhora da Abadia.

Segundo Alexandre Saad, idealizador do “Minha Terra, Minha História”, o  objetivo é unir a cultura, a arte e o entretenimento como ferramentas educativas, para informar a população sobre a história da cidade, especialmente no período em que se comemora o seu aniversário.

O vídeo documental, de curta duração e que abrirá o espetáculo, discorre sobre a ocupação espacial do Triângulo Mineiro e Sertão da farinha podre com foco na época da fundação de Uberaba. O público vai viajar pela história da cidade com depoimentos de historiadores, autoridades e munícipes.

Participam do documentário a historiadora e coordenadora de Pesquisa do Arquivo Público de Uberaba, Marta Zednik Casanova; o historiador, jornalista e professorAndré Azevedo; os historiadores João Eurípedes Araújo e Thiago Ricciopo; a professora de História da UFTM, Sandra Mara Dantas; o escritor e memorialista Guido Bilharinho; o prefeito de Uberaba Paulo Piau; e a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira.

Logo após o vídeo documental, o público vai prestigiar um show com repertório composto de canções conhecidas do cancioneiro brasileiro e com obras de compositores uberabenses.

O projeto “Minha Terra, Minha História” continua no mês de março e terá mais quatro apresentações em diferentes distritos da cidade. No dia 7, o projeto estará na comunidade rural de Santa Rosa, dia 14, na Capelinha do Barreiro, dia 21, na Baixa e, para encerrar o circuito, dia 28 de março, em Ponte Alta. Em cada local, o projeto recebe um artista convidado e disponibilizará cadeiras ao público, que deverá chegar com antecedência para garantir seu lugar.

Mais atrações

A programação dos 195 anos de Uberaba começa com o projeto Integração no Bairro, idealizado pela TV Integração e realizado em parceria com a Prefeitura de Uberaba e Fundação Cultural, das 8h ás 12h, na Praça da Abadia, oferecendo diversos serviços à população. Entre os parceiros estão a Associação Comercial e Industrial de Uberaba (ACIU), a Casa do Artesão, E.E. Irmão Afonso, o Hospital Dr. Hélio Angotti, a Polícia Militar e Polícia Ambiental.

Também a partir das 8h, o público poderá participar de atividades esportivas, de lazer, brincadeiras e diversões, que estarão com a Secretaria de Esporte e Lazer. No mesmo horário começa a funcionar o estande contando a história de Uberaba, promovido pelo Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), até 18h.

Às 19h, logo após o “Minha Terra, Minha História”, o público confere o Concerto da Orquestra Municipal de Uberaba e os convidados solistas: Marília Bartolomeu, Hélio Siqueira, Henrique Botelho e Thiago Neves. Eles farão uma homenagem à cantora Cláudia Falconi, com participação especial de Thais Falconi. Cláudia era dona de uma bela voz e faleceu recentemente.

Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar