ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Secretaria de Agricultura (Sagri), em sintonia com a Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa Minas) está trabalhando na reforma administrativa da unidade do município. Até o momento já foram licitados quatro boxes, sendo dois deles de permissionários antigos que tinham de ser regularizados e dois outros que foram criados a partir de espaços que estavam inutilizados na Ceasa. A secretaria fez a medição dos locais, murou e depois disponibilizou para comercialização.
A secretaria tem trabalhado para que essa reforma administrativa seja feita com o aproveitamento total das áreas da Ceasa. Em Uberaba são 48 boxes, numero que deverá ser duplicado após a construção do novo galpão. O projeto arquitetônico dos novos boxes já está pronto e existem 46 interessados nas bancas. Também será feita a regularização de todos os contratos, conforme exige o Tribunal de Contas da União.
Outra área aproveitada da Ceasa é o local onde ficavam dois galpões onde eram armazenados máquinas, tratores, implementos e algumas sucatas. De acordo com o secretário de Agricultura, Danilo Siqueira, os locais foram limpos e licitados para grandes permissionários que trabalham com fruticultura. “As duas áreas estão sendo reformadas e deverão reforçar a comercialização da Ceasa além de trazer mais comerciantes de frutas para a unidade de Uberaba”, aponta Siqueira.
De acordo com o secretário, foram arrecadados quase R$300 mil reais com as licitações. A prefeitura conseguiu um acordo junto ao estado para que todo o valor seja revertido na melhoria da unidade, uma vez que a reforma já vem sendo pleiteada há 20 anos. Com o dinheiro arrecado será iniciada a primeira fase da reforma, que começa pela parte elétrica.
Foi iniciada uma campanha junto aos varejões e supermercadistas para que eles comprem na Ceasa de Uberaba. Durante as reuniões são apresentados os produtos que hoje são oferecidos de forma a atrair mais compradores que tem os produtos mais perto dos seus estabelecimentos. “Tem muita mercadoria que está sendo ofertada em Uberaba, com grande qualidade. O vendedor que muitas vezes tem procurado a cidade de Uberlândia acaba saindo perdendo. Quanto mais compras feitas em Uberaba, o comércio melhora, uma vez que os produtores passam a ter condições de investir e ampliar a produção”, reforça Danilo.
Parceria com Zoonoses e Polícia Militar
A Zoonoses também está trabalhando em parceria com a Ceasa, realizando um acompanhamento a cada 15 dias para ajudar na limpeza da unidade. Também foi feito um trabalho junto aos permissionários para que eles não joguem restos de verduras e sacos plásticos fora das lixeiras.
A unidade da Ceasa ainda fechou parceria com a Polícia Militar que esteve no local para analisar e identificar os pontos que estão mais expostos. Foram sugeridas melhorias para aumentar a segurança do local. Segundo o secretário, a PM ainda se comprometeu a fazer o patrulhamento no local, nas segundas e quintas-feiras, nos horários de comercialização. “A pedido da Polícia Militar também passamos a reforçar o cadastro na portaria. Todos os que entram na Ceasa têm que parar o caminhão e a placa é anotada. Os motociclistas têm que tirar o capacete e todos os que entram tem que se identificar, seja com documento, seja com o crachá. Tudo para reforçar a segurança de todos”, observa Danilo.
Outra melhora importante para dar mais segurança aos permissionários e compradores foi que agora todos aguardam o início da comercialização em uma fila dentro da Ceasa. “Antes eles ficavam do lado de fora da Ceasa desde as 5h da manhã aguardando a abertura da comercialização às 7h. Agora todos ficam dentro da Ceasa, passando pela portaria e se cadastrando, de forma a não mais ficarem expostos ao perigo de assalto”, ressalta.
A secretaria pediu a todos os permissionários que possuem carregadores que façam o cadastro deles para evitar que pessoas mal intencionadas se passem por carregadores e cometam algum delito no local. Danilo ressaltou que a Unidade de Uberaba assumiu a responsabilidade pela rua próxima à Ceasa que tinha pouca iluminação, mas que agora será mantida pela administração. “Ficaremos monitorando e manteremos a rua sempre iluminada”, afirma Danilo.
Como adquirir um box na Ceasa
Os interessados em obter concessão no galpão a ser construído na Ceasa devem procurar o órgão, que fica às margens da BR-050, para se cadastrar. Mais informações pelo telefone (34) 3312-7520.
Jorn. Natália Melo - Comunicação PMU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000