WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

12/05/2015 - Comemorações ao Treze de Maio tem programação extensa

Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, celebra a data com festa de Congos e Moçambique, fitão e baile

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, tem extensa programação em comemoração ao dia Treze de Maio, data da comemoração da Abolição da Escravatura, na festa de Congos e Moçambique.

As celebrações iniciam com a concentração para o cortejo do Treze de Maio, das 9h as 10h, na rua Tapajós, 59, bairro Mercês. Às 10h está programada a saída do Fitão com caminhada até na Praça Santa Terezinha.

A chegada à praça está prevista para as 11h, com pronunciamento do prefeito Paulo Piau e demais autoridades. Às 11h30 acontece entrega de comenda de reconhecimento da Câmara Municipal à abolição.

Já às 12h será celebrada missa Afro na Paróquia de Santa Teresinha, celebrada pelo monsenhor Célio Pereira Lima e participação do Coral Afro de Uberaba. Após a missa, às 13h30, haverá apresentação dos Ternos de Congada e anuncio dos festeiros de 2016.

Ainda dentro da programação em comemoração ao 13 de Maio, será realizado o tradicional Baile de Gala, no Uberaba Tênis Clube, a partir das 21h, com animação da cantora Dri Ribeiro e Banda. Às 23h acontece a coroação dos Festeiros de 2016 pelo prefeito Paulo Piau e a primeira-dama Heloísa Piau. O traje do baile Treze de Maio é esporte fino. Reserva de mesa e informações com Pedrinho (9994-5630/3317-2843), Camila (8875-2686) ou com Tia Luzia (3332-5534).

Vale lembrar que as comemorações não estarão restritas ao dia 13. No domingo, dia 17, às 12h também haverá saída do Fitão da Igreja Nossa Senhora do Rosário, na avenida Reynaldo Boaretto, no conjunto Uberaba I em direção ao Centro Étnico, no conjunto Elza Amuí, seguido de confraternização com os ternos de Congada e Moçambique de Uberaba e região. Maiores informações com Marcelo Simpatia (8816-4686) ou Evaldo (9158-1210).

A data – Em 13 de maio é comemorado o Dia da Abolição da Escravatura, já que em 1888 foi sancionada a Lei Áurea, que extinguia a prática da escravidão no país. O projeto foi apresentado à Câmara Geral, sendo em seguida votado e aprovado nos dias 9 e 10 de maio de 1888. A lei foi assinada pela neta de Dom João VI, a Princesa Isabel, e também pelo ministro da Agricultura da época, Rodrigo Augusto da Silva, no Paço Imperial.

Assim, em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, a liberdade dos negros foi alcançada. Mesmo sabendo que a lei não significa a verdadeira liberdade o negro festeja a alforria nesta data.

Culturalmente, o Treze de Maio representa a identidade de um povo e a universalização dos seus saberes e herança. Em termos sociais, enquanto festejo de arte e religiosidade, desencadeia grandes significados para afirmação da cidadania negra no Brasil, atraindo curiosos e pesquisadores.

Embora a escravidão tenha sido abolida em 1888, ela não pode ser apagada e suas consequências não podem ser ignoradas, mesmo porque representa um pequeno passo para a igualdade racial, que ainda luta-se para ser conquistada. 

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar