ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Proposta do Carnaval 2016 foi apresentada para a diretoria da Aciu e a intenção é arrecadar recursos junto a empresas, com a dedução de impostos
O prefeito de Uberaba Paulo Piau e a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, estiveram nesta segunda-feira (8) na reunião da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), quando foram recebidos pelo presidente da entidade, Manoel Rodrigues Neto.
Os dois participaram da reunião para apresentarem para a diretoria da entidade e empresários presentes a proposta para o Carnaval 2016, que pode ser feito pelos empresários através da Lei de Incentivos Fiscais.
No ano passado, o Ministério da Cultura aprovou a inclusão do Carnaval entre as iniciativas culturais autorizadas a arrecadar recursos junto a empresas ou pessoas físicas, com dedução de imposto.
O Ministério da Cultura aprovou, via Lei Rouanet, o projeto do Carnaval Uberaba. A Fundação Cultural de Uberaba enviou o projeto para possibilitar captação de recursos junto às empresas por meio da Lei Rouanet e a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic) aprovou o valor de R$ 1.3 milhão.
Sumayra Oliveira destacou que as leis de incentivo são importantes ferramentas para o fomento à cultura, tanto em nível federal, quanto estadual e municipal. E apresentou o projeto do Carnaval 2016, pedindo apoio e adesão dos empresários, para realizar uma festa maior que a que aconteceu este ano. Também apresentou o vídeo do Carnaval 2015.
Lembrou que a exemplo deste ano, a intenção é trabalhar com múltiplas atividades culturais ligadas aos festejos de Momo de forma profissional e com equipamentos adequados e de alta qualidade, buscando envolver a população em torno de ações culturais coletivas, atraindo o público de cidades da região, com shows de música popular características, bandas, apresentações de manifestações culturais espontâneas.
O prefeito destacou a importância do Carnaval para a atividade econômica e turística, já que irá atrair, a exemplo deste ano, foliões da região, fomentando o comércio local e hotéis, por exemplo.
E mais uma vez lembrou que o Carnaval realizado pela Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural, nos dois últimos anos, foi de muita tranquilidade, sem ocorrências e que foi um Carnaval para a família.
“A festa é tradicional, e por isso, precisamos mantê-la a fim de propiciar diversão à juventude e às famílias uberabenses e da região com uma programação bastante variada e capaz de atender a todas as faixas etárias com muita qualidade em tudo o que estamos oferecendo”, disse Piau.
O presidente da Aciu, a exemplo de Piau, destacou a importância do Carnaval para que a população uberabense permaneça em Uberaba, movimentando o comércio e a economia da cidade, além de atrair turistas da região para aproveitar os shows e a programação apresentada.
Os empresários receberam a proposta, com um vídeo do Carnaval 2015. A Aciu também se comprometeu a enviar a proposta para o Núcleo de Grandes Empresas e para empresários, para estudarem a proposta de subsidiarem o Carnaval 2016, através da Lei de Incentivo.
Ainda na reunião, outras pessoas apresentaram projetos para a Aciu.
Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000