WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

20/06/2015 - Batalha do Calçadão acontece no Piscinão celebrando o Dia Mundial do Skate

A Batalha do Calçadão acontece neste domingo (21), no Parque das Acácias - (Pista de Skate do Piscinão), a partir das 13h30. O projeto é uma realização da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural de Uberaba, do rapper Toi e do DJ Nenê e envolve a juventude em busca de difundir a cultura do Hip Hop. A Batalha tem intervenções de DJs, rodas de break, apresentações, shows de rap, batalha de MCs.

E neste domingo a batalha será especial celebrando o Dia Mundial do Skate. A data é comemorada desde 2004, promovida inicialmente pela International Association of Skateboard Companies (Iasc) e celebrada em mais de 32 países no mundo. Trata-se de um momento dedicado à pratica e à promoção dessa cultura urbana que tem adeptos em todos os continentes. Em Uberaba a celebração acontece no Piscinão, junto com a Batalha.

O evento busca incentivar o fortalecimento da dança de rua como uma linguagem artística e promover intercâmbio de artistas de breakdancing, com danças das mais variadas técnicas. Além disso, promove duelos de hip hop, repleto de estilos, dando espaço aos rappers uberabenses para mostrar seu talento, conhecimento com as rimas improvisadas de forma inteligente.

Com edições desde 2011, o evento acontece a cada quinze dias e tem atraído cada vez mais os amantes de Hip Hop e chama a atenção por dar espaço aos rappers e à juventude para mostrar seus talentos no improviso.

O encontro é aberto ao público e atrai, principalmente, adolescentes que vão ao local para improvisar ou assistir aos duelos de rimas que abordam temas como política e problemas sociais.  A Batalha é uma forma de dialogar com uma juventude que quer pensar a cidade e a inclusão da arte e cultura como a expressão dos seus desejos, sonhos e perspectivas para o futuro. 

Hip hop – Vale lembrar que o hip hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1960 nos Estados Unidos, como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. É um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras, no ritmo forte e intenso, na dança de rua e nas imagens grafitadas.

Importante destacar que o hip hop como movimento cultural é composto por quatro manifestações artísticas principais: MCing que é a manifestação do mestre de cerimônias, no caso o rap Toi, que anima a festa com suas rimas improvisadas, a instrumentação dos DJs, o DJ Nenê, a dança do breackdance e a pintura do grafite.

O que diferencia a dança hip hop de outros tipos de dança é o freestyle, ou improvisação, e os seus dançarinos frequentemente estarem envolvidos em batalhas – competições de dança formais ou informais. Sessões informais e batalhas de freestyle são geralmente realizados em um cipher, um espaço de dança circular que se forma naturalmente quando a dança inicia. Os três elementos – freestyle, batalhas e ciphers – são os componentes da dança hip hop.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar