ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Iniciado em 2014, através do Projeto Técnico Social da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra) instalado no bairro Copacabana, a Horticultura Vertical desenvolvida pelos moradores está concorrendo ao 9º prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, edição 2015/2016. O prêmio tem por objetivo incentivar o desenvolvimento de ideias, selecionando, premiando e divulgando projetos urbanos e rurais realizados com financiamento ou apoio técnico da Caixa.
No Copacabana, o projeto começou com apenas dois moradores interessados, mas logo a comunidade mostrou adesão ao programa. O professor Leonam Moreira, assistente social e pesquisador agrotécnico, ministrou aulas sobre horticultura orgânica e plantas medicinais, desenvolvendo hortaliças verticais em materiais recicláveis. O objetivo é que os moradores pudessem levar a técnica e aplicá-la em casa, como uma forma de geração de renda.
“Os alunos aprenderam o que há de mais moderno quanto à agricultura orgânica sustentável. Mostramos as estruturas do solo do cerrado brasileiro, o qual contém um alto teor de alumínio tóxico, sendo prejudicial ao plantio de todas as espécies de vegetais e como esse solo pode ser corrigido com a calagem para dar bons frutos”, explica Leonam, que comemora a indicação ao prêmio.
Todos os bairros onde há o programa “Minha Casa Minha Vida” são atendidos pelo Projeto Técnico Social da Cohagra por um ano, a fim de engajar os moradores e desenvolver o interesse da comunidade por atividades que possam gerar renda. “Quando os moradores se mudam para esses empreendimentos, eles saem da comunidade a qual já estavam acostumados. O PTS aproxima os vizinhos com atividades de lazer e oferece cursos para gerar renda, pois muitos não podem trabalhar fora. Além disso, orientamos a comunidade a se organizar e reivindicar seus interesses”, explica a psicóloga da Cohagra, Alessandra Amâncio.
Além da Horticultura Vertical, foram desenvolvidos no Copacabana cursos de cabeleireiro, manicure, musicalização, maquiagem, informática, entre outros. O investimento total foi de R$ 297.319,50 mil, o equivalente a 1,5% do valor do empreendimento Pacaembu.
Melhores Práticas – O prêmio tem início com a indicação dos projetos, que serão avaliados de acordo com as melhorias concretas na qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável de assentamentos. Um júri formado por especialistas de diversas áreas analisa os projetos classificados e escolhe os vencedores. Além de receberem troféus, certificados e divulgação em publicações, filmes e exposições fotográficas, os projetos vencedores são inscritos em prêmios nacionais e internacionais. O prêmio ocorre a cada dois anos e reconhece 20 práticas com os temas: Habitação, Gestão Ambiental e Saneamento, Gestão Municipal, Desenvolvimento Local e Inclusão Social e Trabalho Social.
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h