ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Superintendência Municipal de Arquivo Público lança nesta quarta-feira (02) a primeira edição da Revista Memórias. O exemplar contempla a trajetória de vida de Thomaz de Aquino Prata, conhecido como Padre Prata. O evento acontece a partir das 19h30, na sala Cecília Palmério, na avenida Guilherme Ferreira.
De acordo com a superintendente do arquivo, Marta Zednik, o objetivo da revista é valorizar as personalidades uberabenses. “Esses materiais valorizam o conhecimento e podem servir para pesquisas acadêmicas”, afirma.
Neste primeiro número será abordada a vida de Padre Prata como homem comum, sacerdote, e sua vida política, quando na ditadura militar. Um dos pontos altos da história é o encontro do religioso com seu perseguidor da ditadura, que tornou-se seu amigo posteriormente.
“O registro da memória constitui um elemento fundamental na formação da identidade cultural individual e coletiva, na instituição de tradições e no registro de experiências significativas, que deve ser valorizada e preservada. Preservar a memória das pessoas e da sociedade significa conservar seus pilares constituintes a fim de não perder conhecimentos e identidades”, prossegue Marta.
A edição tem tiragem de 1.000 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente. A captação dos recursos para sua realização veio dos amigos do Arquivo Público. A expectativa é lançar pelo menos uma revista por ano, podendo aumentar a periodicidade de acordo com as doações.
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h