ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O Diário Oficial do município, Porta-Voz desta quarta-feira (13) divulgou os editais 001/2016 a 004/2016, abrindo processo seletivo para a contratação de artistas para ocupação da Concha Acústica, no tradicional projeto Domingo na Concha, e outros três para a seleção de oficineiros e arte educadores para atuarem nos equipamentos culturais CEU das Artes, Circo do Povo e Escola de Cultura e Arte (Ecau)/Orquestra Jovem, da Fundação Cultural.
Ocupação da Concha – O edital 001 é para a seleção de artistas para ocupação da Concha Acústica, no Domingo na Concha, realizado aos domingos das 11h às 14h. O objetivo deste edital é promover a democratização da Concha e contempla músicos ou grupos musicais interessados em se apresentarem no evento dominical. Os projetos selecionados irão compor a programação do Domingo na Concha no primeiro semestre deste ano. Eventualmente projetos selecionados poderão fazer parte da programação musical do segundo semestre, e aqueles que não puderem se apresentar neste semestre serão desclassificados.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 14 a 29 de janeiro na sede da Fundação Cultural, no Departamento de Ações Culturais. Não haverá recebimento de projetos após o encerramento do período de inscrições. Poderão ser inscritas propostas de pessoas físicas ou pessoas jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, através de preenchimento de formulário que está no edital, constando dados, fotos de apresentações e portfólio do artista ou grupo, três músicas (em mp3 ou similar); áudio vídeo e clipping de notícias se houver. O proponente também deverá realizar o cadastro no site da Fundação Cultural.
As propostas inscritas serão avaliadas por uma Comissão Julgadora interna da Fundação Cultural, que terá autonomia plena para desclassificar as propostas que não se enquadrem nos critérios de seleção ou que não atendam às exigências do edital.
A lista dos selecionados estará disponível para consulta no site da Fundação, www.culturauberaba.com.br, a partir do dia 10 de fevereiro. Os selecionados assinarão contrato de prestação de serviços com a produtora licitada pela Fundação.
A seleção para ocupação da Concha Acústica é um estímulo novo para incentivo e fomento importante que irá beneficiar os artistas diretamente, sendo mais uma política pública instituída pela Fundação Cultural, abrindo um espaço democrático e aberto para a contratação dos artistas.
Arte educadores – O edital 002 (Circo do Povo), 003 (CEU das Artes) e 004 (Ecau) é para a seleção de oficineiros para atuarem em cada um destes equipamentos, visando a Política Cultural no Município, o estímulo, apoio e promoção de ações que favoreçam o acesso a novas oportunidades culturais, bem como ao pluralismo da criação cultural. A meta é promover o desenvolvimento da arte nas crianças, alcançar a profissionalização de jovens e adultos para a inserção dos mesmos no mundo do trabalho, de forma qualificada e democratizar o acesso às produções culturais.
Os arte educadores serão para as oficinas de capoeira; hip-hop (street dance), dança (jazz), arte cênicas (teatro), percussão e monitor de oficinas, no CEU das Artes; no Circo do Povo para as oficinas de capoeira; arte circense, nas modalidades tecido aeróbico, lira e trapézio, contorcionismo, malabarismo, sendo 01 vaga para cada modalidade; danças diversas, violão, arte cênica e monitor de oficinas. Já para a Ecau serão contratados arte educadores para os cursos de percussão sinfônica; violino; viola; violoncelo; contrabaixo; música de Câmara (Piano) e teoria e percepção musical.
As inscrições podem ser realizadas dos dias 14 a 21 de janeiro, na sede da Fundação Cultural, no Departamento de Ações Culturais, pessoalmente. O candidato tem de apresentar, no ato da inscrição, duas cópias do currículo, composta dos dados pessoais, endereço, telefone, e-mail e ISS municipal, caso possua, experiência profissional (incluindo nomes das instituições que prestou serviços); cópia dos certificados dos cursos, especializações e demais qualificações, além de duas cópias de proposta com Plano de Trabalho a ser desenvolvido.
Uma Comissão de Seleção fará análise dos documentos dos inscritos. Serão critérios de seleção formação, experiência e capacitação na área e proposta do plano de trabalho, além do atendimento a todos os critérios estabelecidos nos editais. Os candidatos aptos à análise serão convocados, através do Porta-Voz, para realização de entrevista técnica.
Os selecionados serão convocados para executarem seus trabalhos no período de meses, com início das atividades previsto para em 1º de fevereiro. As oficinas a serem desenvolvidas, serão propostas pela coordenação de cada equipamento. Os selecionados estarão aptos para receber os benefícios previstos no Programa de Apoio ao Artista, conforme disposto na Lei Municipal nº 12.384/16.
Editais completos no Porta-Voz desta quarta (13) ou no site da Fundação Cultural: www.culturauberaba.com.br.
Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU 13.01.2016
Secretaria Especial de Comunicação Social
Prefeitura de Uberaba - MG
(34) 3318-2031
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000