ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Fundação Cultural de Uberaba conta, a partir desta semana, com um profissional de Museologia que passará a integrar a equipe de gestão demuseus. Atualmente, fazem parte da gestão municipalo Museu de Arte Sacra (MAS) e Museu de Arte Decorativa de Uberaba (MADA). O objetivo é planejar ações e melhorias para os equipamentos, buscando oportunidades culturais e turísticas em âmbito nacional.
Segundo a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, a contratação de um profissional especializado é uma luta de mais de 10 anos que se concretiza para trazer novas possibilidades. “Nosso objetivo é colocar os museus de Uberaba em articulação com a rede nacional de políticas públicas voltadas ao segmento, para garantir novos recursos e participação ativa em atividades nacionais”, destaca.
Entre as funções do museólogo, estão a classificação, a conservação e exposição de peças de valor histórico, artístico, cultural e científico, além da atuação no planejamento, na gestão, na execução e no acompanhamento de projetos e políticas públicas relacionadas ao patrimônio histórico e cultural. O profissional também auxilia na organização de mostras e exposições, analisando a melhor forma de dispor e apresentar as peças, de acordo com as características do público e do local de instalação.
Em Uberaba, 14 profissionais se inscreveram no edital de seleção realizado pela Prefeitura, número que ultrapassou as expectativas iniciais. O selecionado, Carlos Vitor Silveira de Souza, é bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e Mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Museu de Astronomia e Ciências Afins (Unirio/Mast).
Jornalista Luiza Carvalho
Comunicação PMU/FCU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h