ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Comemorações destacam patrimônio artístico e humano de Uberaba, com celebrações no maior palco da cultura de Uberaba, a Concha Acústica
Uberaba 196 anos, daqui pra melhor. Este é o tema do aniversário de Uberaba, que será comemorado na próxima semana. A promoção é da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, em parceria com as secretarias de Educação e Saúde, e da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel).
As atividades iniciam no dia 1º de março, com a cerimônia de descerramento das placas das Sete Maravilhas de Uberaba, eleitas pela comunidade uberabense, concluindo o projeto Patrimônio Ilustrado de Uberaba. A ação de educação patrimonial distribuiu 12.500 álbuns de figurinhas à comunidade. O ato cultural inicia às 8h30, na Casa da Cultura, quando será entregue premiação para nove alunos da rede de ensino que primeiro completaram o álbum. O ato terá a participação musical dos alunos da Escola de Cultura e Arte (Ecau). Na sequência serão descerradas as placas nas sete Maravilhas de Uberaba, iniciando pela Catedral Metropolitana, Santuário Nossa Senhora da Abadia, Fundição Artística Sinos Uberaba (Fasu) - Fábrica de Sinos, Capela Nossa Senhora das Dores, Igreja Santa Rita, Igreja São Domingos, terminando no Santuário da Medalha Milagrosa.
No dia 2, quando se comemora os 196 da emancipação de Uberaba, a partir das 11h, a Fundação promove programação multicultural, com a presença das manifestações culturais que dialogam com a identidade do município. A celebração acontece na Concha Acústica, com apresentação da Orquestra de Viola, colagem poética - "Caminhos" com textos de Cecília Meireles 'Motivo' e 'Estatuto do Homem' de Thiago de Mello por Ana Elisa Gonçalves, com participação do músico Cleiton Vieira, da Semec, do grupo de Catira Raízes, Folia de Reis, Terno de Congada e Moçambique, capoeira, da banda Sinfônica Jovem Músico, da Semec, do Quinteto de Cordas da Ecau.
Fechando o evento, haverá comemoração das 500 apresentações no palco da Concha Acústica, com o Grande Show Concha 500, onde mais de 30 artistas se apresentarão, com entrega de placa como 8ª Maravilha de Uberaba.
Simultaneamente a Secretária de Saúde, através do Departamento de Controle de Endemia e Zoonoses, terá com um estande educativo que apresentará as fases do Aedes aegypti, com apresentação de possíveis criadouros do transmissor e a distribuição de material educativo pelo mosquito da dengue interagindo com o público. Também acontecerão ações de lazer com a Fundação do Esporte.
Exposições – A Fundação Cultural também programou três exposições, que integram as comemorações dos 196 anos de Uberaba. As três mostras acontecem de 1º a 31 de março.
Uma delas é a exposição “Escavações Parietais”, com desenhos do artista plástico uberabense Paulo Miranda, que estará aberta a visitação na Casa da Cultura, das 8h às 18h.
O Setor de Periódicos – Piso 1 da Biblioteca Municipal de Uberaba, recebe a exposição “Periódicos Culturais de Uberaba”, enquanto o Espaço Infantil da Biblioteca expõe a mostra de livros de literatura de autores uberabenses. As mostras podem ser vistas de segunda a sexta, de 8h às 21, e aos sábados, de 8h às 17h.
Segundo a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, esta é uma programação multicultural pensada para dialogar com as diversas identidades culturais do município, valorizando nossa história e artistas, além de mostrar a riqueza do município, em especial o patrimônio humano.
Confira a programação completa
01 |
8h30 |
Abertura com ato cultural das sete Maravilhas de Uberaba e premiação para as crianças que completaram o Álbum de Figurinha do Patrimônio Ilustrado e participação musical dos alunos da Escola de Cultura e Arte. * Após a abertura segue para o roteiro das 7 Maravilhas, onde serão descerradas as placas comemorativas. Sequência das visitas: Catedral, São Domingos, Santa Rita, CNSD, Fábrica de Sinos, Abadia e Medalha Milagrosa. |
Casa da Cultura
|
02 |
11h Às 14h30 |
Programação MultiCultural, com a presença das manifestações culturais que dialogam com a identidade de Uberaba, por ordem de apresentação :
1. Orquestra de Viola; 2. Grupo de Catira Raízes; 3. Colagem poética - "Caminhos" com textos de Cecília Meireles 'Motivo' e 'Estatuto do Homem' de Thiago de Mello por Ana Elisa Gonçalves, com participação do músico Cleiton Vieira (Semec); 4. Folia de Reis do Manuelzito; 5. Terno de Congo e Moçambique do Penacho; 6. Capoeira; 7. Banda Sinfônica Jovem Músico, acompanhados pelos professores Fernando Santana e Cleiton Vieira. (Semec); 8. Encontro das tradições, Uberaba 196 anos. Do erudito para viola caipira chegando Rock com apresentação do Quinteto de Cordas da Escola de Cultura e Arte; 9. Comemoração das 500 apresentações no palco da Concha Acústica com o Grande Show Concha 500, onde mais de 30 artistas se apresentarão, com entrega de placa como 8ª Maravilha de Uberaba.
Simultaneamente a Secretária de Saúde através das Zoonoses terá com um estande educativo, apresentando as fases do mosquito Aedes aegypti com apresentação de possíveis criadouros para o mosquito e a distribuição de material educativo pelo mosquito da dengue interagindo com o público. E ações de lazer com a Fundação do Esporte. |
Concha Acústica |
De 1º a 31 |
De segunda a sexta, de 8h às 18h |
Exposição Escavações parietais - Desenhos do artista plástico uberabense Paulo Miranda |
Casa de Cultura – Galeria de Artes Rachel Machado |
De 1º a 31 |
De segunda a sexta, de 8h às 21, e aos sábados, de 8h às 17h |
Exposição Periódicos Culturais de Uberaba, a partir do livro do Guido Bilharinho
Mostra de livros de literatura de autores uberabenses |
Setor de Periódicos – Piso 1 da Biblioteca Municipal de Uberaba
Espaço Infantil da Biblioteca Municipal de Uberaba |
Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h