WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

20/04/2016 - Doação do terreno em São Basílio é aprovado na Câmara e destrava construção de abatedouro

A Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio vem tentando desenvolver um projeto de construção de um abatedouro na comunidade rural de São Basílio e nesta terça-feira, dia 19, o andamento do projeto teve um importante avanço. Foi aprovado na Câmara Municipal o projeto de doação do terreno, onde será construído o abatedouro, para a prefeitura.
 
O secretário, José Geraldo Celani explica que com essa decisão a verba de 400 mil reais conquistada pela Sagri junto ao Deputado Adelmo Carneiro Leão, por meio de emenda parlamentar, será liberada, permitindo que o processo tenha seguimento para então iniciar as obras.  
 
“O recurso havia sido empenhado até que essa medida fosse oficializada. A secretaria agora irá encaminhar a Caixa Econômica Federal toda à documentação para que o repasse ao município seja autorizado. O próximo passo então será de abrir o processo de licitação para contratar a empresa que executará a obra”, pontua Celani.
 
A prefeitura realizará a construção do prédio de um miniabatedouro de Frango e a comunidade depois terá a responsabilidade de mantê-lo funcionando. A intenção é de viabilizar um negócio que gere mais renda ao produtor de São Basílio.
 
Com o miniabatedouro os produtores irão comercializar um produto embalado, etiquetado e inspecionado, que estará de acordo com a legislação e apresentará certificado de garantia. Lembrando que durante o abate é necessário que tenha a presença de um médico veterinário acompanhando todo o processo e o custo desse profissional ficará por conta dos produtores.
 
A unidade de abate irá atender a todos os produtores da comunidade, que deverão fazer alguns ajustes, como por exemplo, padronizar o processo de criação do frango. Criando de maneira semelhante, com a mesma ração e cuidados, os frangos terão o mesmo tamanho, peso, idade e raça, o que permitirá a criação de uma escala de produção com fornecimento constante do produto.
 
Com o projeto será ampliado o mercado dos produtores que poderão fornecer para supermercados, restaurantes, açougues e diversos outros estabelecimentos, incluindo para a prefeitura, por meio dos programas de governo que, por exemplo, adquirem alimentos para merendas escolares. Vale ressaltar também que, são os produtores que terão que correr atrás da comercialização do produto final.
 
A comunidade de São Basílio possui muitos criadores de frango que se beneficiarão com o empreendimento, o que torna o arranjo produtivo local propício para a instalação da unidade de abate. A prefeitura ainda irá realizar cursos e treinamentos sobre como deve transcorrer todo processo de abate, desde como deve ser a criação do frango, até o processo de abate concluído e o produto comercializado.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar