ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O grupo Calça de Jornal apresenta neste sábado, 14, a peça teatral “O Voz... da roça, disse o mutum”, projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura. O espetáculo acontece no Teatro Experimental de Uberaba, partir das 19h, com entrada é gratuita.
Baseados no conceito de ameaça de destruição cultural abordado por Omar Souki no livro Genocídio Cultural, o projeto de Débora Braga Bezerra, com texto de Pedro Bezerra, aborda os efeitos da mídia massiva sobre a tradição e a cultura na sociedade urbana e rural, através de duas intervenções artísticas: uma performance teatral e uma exposição artística. A peça teatral acontece neste sábado e a intervenção está prevista para junho.
Entendendo a arte como ferramenta de conscientização, que tem o poder de avivar no ser humano sua independência conceitual e sua autovalorização, este projeto visa à ascendência cultural local.
“O Voz... da roça” é, sobretudo, um drama, uma dramédia. Tenta levar com bairrismo moderado a cultura mineira, e fazer um paralelo entre a frustração e a ética defendida em nosso sertão. “O Voz da Roça” tenta trazer a lugar célebre a sagacidade do ruralista, sem ignorar as falhas da educação; a estagnação sufocante que acomete a magra massa dos que ainda não cederam ao êxodo rural.
Uma das maiores ações realizadas pela Fundação Cultural de Uberaba, o Fundo Municipal de Cultura é um mecanismo de política pública que proporciona a concessão de incentivos financeiros a pessoas físicas residentes no município para a realização de projetos culturais. O edital foi lançado em 2015 e 13 projetos foram contemplados, sendo que a maioria já executados. Foram disponibilizados R$ 200 mil para financiamento de projetos culturais. Para este ano está previsto novo edital, com previsão de R$ 300 mil para os selecionados.
Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000