ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Três representantes da empresa boliviana de saneamento Saguapac de Santa Cruz de La Sierra estão esta semana em Uberaba para conhecer os sistemas de tratamento de água e esgoto do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau). A indicação partiu do Banco Mundial que está apoiando tecnicamente a expansão de atividades de saneamento ambiental no país vizinho e já conhece as atividades desenvolvidas em Uberaba, o que permite balizar decisões técnicas na área. O grupo foi recepcionado pelo presidente do Codau, José Luiz Alves, que apresentou na segunda-feira (9) as instalações da ETE Francisco Velludo – Rio Uberaba para os engenheiros da Saguapac, Fernando Ibañez, gerente geral da empresa, Fernando Trigo, do Departamento de Controle de Qualidade e Elias Ávila, responsável pelo Departamento de Tratamento de Água Potável.
A indicação partiu do engenheiro Líder Especialista em Saneamento do Bird, Menahem Libhaber. Segundo Fernando Ibañez, a Saguapac é uma empresa gerida pelo sistema cooperativista e na cidade de Santa Cruz de La Sierra, com 1,8 milhão de habitantes, há 60% de coleta de esgoto e deste total, 100% são tratados. A proposta é expandir a coleta e implantar nova Estação de Tratamento para atender 500 mil consumidores, o que elevará para 80% a cobertura de tratamento e para este projeto a empresa disponibilizará recursos próprios na ordem de U$ 12 milhões. A tecnologia adotada será semelhante à de Uberaba, com exceção dos Reatores de Fluxo Ascendente, explicou Ibañez, pois a área disponibilizada na Bolívia é maior que a de Uberaba, permitindo adoção de tecnologia de lagoas anaeróbias.
Para o especialista em esgoto, Fernando Trigo, a ETE Rio Uberaba é uma combinação interessante, não só pelo tratamento, mas pela possibilidade de aproveitar o biogás gerado. Outro setor de interesse dos bolivianos é o projeto de envase de água realizado pelo Codau e os sistemas de captação de água através dos poços profundos. A visita ao Centro de Reservação VI, na Avenida Nenê Sabino, para conhecer os processos será nesta quarta-feira (11). A proposta dos visitantes é envasar água para distribuir às comunidades rurais distantes da cidade e onde não há possibilidade de captação superficial ou subterrânea, como acontece em Santa Cruz de La Sierra.
José Luiz Alves aproveitou a visita para detalhar os projetos do Água Viva relativos aos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e recuperação ambiental, bem como as fontes de verbas disponibilizadas para a implementação dos quatro componentes em Uberaba. ‘Para nós é um grande orgulho poder mostrar as ações de saneamento para um país vizinho, isso mostra que o Banco Mundial confia no que está sendo realizado e proposto para o município’, completou Alves.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h