ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest), por meio do Departamento de Educação no Trânsito, divulgou a programação completa da 10ª Semana de Inclusão Social no Trânsito, que será realizada entre os dias 27 de junho e 1º de julho.
O tema trabalhado durante a semana será “Esta vaga não é sua nem por um minuto” e tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de respeitar as vagas de estacionamento voltadas para deficientes e idosos.
Além disso, a campanha busca garantir que as pessoas com necessidades especiais e dificuldades de locomoção sejam respeitadas nas ruas e nos transportes coletivos. “Queremos orientar, ensinar e explicar para a população o porquê das vagas especiais estarem próximas a entradas de bancos, hospitais, supermercados e outros estabelecimentos. É necessário entender que a vaga não pode ser usada por outra pessoa que não precise dela nem ao menos por um minutinho”, explica o chefe do departamento, Hélio dos Reis Santos.
A abertura do evento acontece no dia 27, às 9h, no ginásio do Jockey Centro. A cerimônia contará com apresentações do Coral Saber Viver da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), do Basquete sobre Rodas da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu), do grupo de Dança Sobre Rodas, também da Adefu, e do grupo de Dança de Zumba da Unidade de Atenção ao Idoso (UAI).
No dia 28, a partir das 9h, será realizada blitz educativa em estabelecimentos e instituições da cidade e também será realiza a palestra de Educação no Trânsito e Defesa Social, O evento ter início às 14h, na Escola para Surdos Dulce de Oliveira. A palestra será feita pela equipe do Departamento de Trânsito e contará com o apoio de intérprete de LIBRAS. O tema Educação no Trânsito e Defesa Social também será discutido na Apae, no dia 30, a partir das 9h.
Outras duas blitze educativas acontecerão no dia 29. A primeira será às 9h, na sede do UAI. A segunda será realizada às 14h, no Instituto dos Cegos do Brasil Central (IBC). “Vamos mostrar a forma correta de ajudar um deficiente visual a atravessar a rua. Muitos buscam ajudar, mas, em muitos casos, não sabem a forma certa de guiar a pessoa”, Hélio pontua.
No dia 1º, as blitze voltam a ser promovidas nos estabelecimentos da cidade às 9h e às 14h.
De acordo com Hélio, as blitze realizadas nos estabelecimentos têm como objetivo verificar se carros sem credenciamento estão ocupando as vagas direcionadas para os idosos e os deficientes. “Os veículos que utilizam as vagas especiais devem constar no painel o cartão de identificação que é feito pela Secretaria. Sabemos que muitas pessoas que não têm o cartão estacionam nesses locais”.
Os idosos interessados em adquirir o cartão devem comparecer na Sedest com documento com foto, cópia do documento e comprovante de residência. Os deficientes físicos, por sua vez, precisam levar os mesmos documentos e, também, laudo que comprove a deficiência. A taxa para fazer o cartão é de R$ 8 e o documento tem validade de dois anos.
Thaís Contarin – estagiária Secom/PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h