ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, homenageia a Ordem dos Dominicanos que, neste ano, comemora 800 anos de existência. A homenagem será em forma de concerto feito pela Orquestra Municipal e Coral Artístico Uberabense, neste domingo, 16, às 20h, logo após a missa das 19h.
Criada pelo espanhol São Domingos de Gusmão em solo francês, no ano de 1216, a Ordem dos Dominicanos vem atravessando os séculos, demonstrando a solidez de suas raízes cristãs.
E Uberaba faz parte desta história, já que aqui é o berço dos Dominicanos no Brasil. A primeira igreja dominicana no Brasil é a Igreja de São Domingos, de Uberaba, inaugurada em 1904 com “pompa e circunstância”, atraindo as atenções do Oiapoque ao Chuí, pois aqui compareceram os bispos de Manaus (AM) e do Rio Grande do Sul, numa época em que as distâncias eram enfrentadas com sacrifícios extremos.
Comemorando esse jubileu, a Fundação Cultural de Uberaba preparou uma grandiosa apresentação de música sacra, envolvendo coral, solistas e orquestra. Para isso, convidou o Coral Artístico Uberabense, sob a regência da maestrina Olga Maria Frange de Oliveira e a Orquestra Municipal de Uberaba, sob a coordenação do maestro Eliézer Tiago de Oliveira. Atuarão como solistas: Cleide de Souza Fernandes (soprano), Benedita Kátia Araújo Santos (contralto), Henrique Nominato (tenor) e Carlos Antonio Telles (baixo). Esse grande elenco, com cerca de 45 músicos, executará, na íntegra, a Missa nº 2 em Fá Maior, escrita em 1780 na cidade de Diamantina por Emerico Lobo de Mesquita, o maior mestre do Barroco Mineiro.
A apresentação será dia 16, às 20h, logo após a missa das 19h, na Igreja de São Domingos, berço dos Dominicanos no Brasil construída em estilo neo-gótico, em formato de cruz, em pedra tapiocanga, típica da região, com duas torres e três portais frontais.
Comunicação PMU/FCU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h