ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri) realizou, na manhã desta quinta-feira (8), reunião com diversas instituições para que as estimativas da safra de 2016/2017 fossem calculadas e discutidas.
O encontro contou com a presença de membros da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Campinas, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, da Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais (Casemg), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Sindicato Rural de Uberaba (SRU) e de produtores.
A estimativa é que, para o período analisado, sejam plantados 94 mil hectares de cana, 86 mil hectares de soja e 26 mil hectares de milho.
Além de discutir as previsões para a safra, também ficou acordado que a Embrapa Campinas vai auxiliar a Sagri no processo de georreferenciamento, projeto piloto desenvolvido na cidade e que já é feito em parceria com a Emater.
O georreferenciamento ajuda no levantamento da safra por meio de imagens de satélite e de softwares para localização de cada área do município e identificação da cultura, permitindo, dessa forma, a estimativa de produção e de produtividade. “A Embrapa Campinas vai auxiliar na coleta de dados e, depois, eles serão cruzados com as informações que colhemos juntamente com a Emater para serem inseridas no banco de dados da Sagri”, explica o secretário da pasta, José Geraldo Celani.
Contudo, o secretário também ressalta que a tecnologia não substitui o trabalho de campo. “São atividades complementares. Eu vejo tudo isso com bons olhos e acredito que vamos avançar”, finaliza.
Thaís Contarin – estagiária Secom/PMU
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h