ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O Projeto “Programa de Preservação e Conservação do Acervo da Superintendência do Arquivo Público Municipal de Uberaba” foi aprovado pelo Fundo Estadual de Cultura do Estado de Minas Gerais e terá início em janeiro de 2017. A finalidade é proteger o patrimônio documental, garantindo assim, a vida útil, a integridade dos documentos históricos e principalmente o acesso à informação. O Projeto visa também à estruturação do Laboratório de Restauro do Arquivo Público, que é peça fundamental de todo o processo.
O Programa da Prefeitura de Uberaba foi contemplado com o recurso de R$50 mil do FEC, mais R$10 mil de contrapartida do município, totalizando o valor de 60 mil reais. De acordo com a superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik, a verba será investida primeiramente na modernização do Laboratório de Restauro, com a aquisição de equipamentos essenciais para a conservação, armazenamento e processamento de dados.
Após a compra dos novos aparelhos, os servidores da Superintendência também serão treinados num curso de capacitação, promovido pelo FEC, para aprenderem a lidar com os equipamentos. A expectativa é que o Programa termine em outubro do ano que vem.
O acervo do Arquivo Público de Uberaba colabora de forma significativa para estudiosos e pesquisadores ou ainda qualquer pessoa que se disponha à pesquisa do município de Uberaba e região. “Nesse sentido, a busca contínua de melhoramento técnico na conservação documental é o melhor meio de garantir a durabilidade e acessibilidade ao acervo.”, concluiu Zednik.
Jornalista – Melissa Paroneto
Secom/ PMU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000