ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Acontece nesta sexta-feira (10), evento em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, realizado pela Fundação Cultural de Uberaba (FCU), com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento acontece no Cine Teatro Vera Cruz, às 19h e é aberto ao público. O presidente da FCU, Antônio Carlos Marques, convida a população para participar do evento, que terá muitas surpresas e é gratuita.
O evento contará com a presença das mulheres que representam o município, a primeira-dama Heloísa Piau e da vice primeira-dama, Marilene Ripposati, representantes máximas das mulheres engajadas de Uberaba.
O presidente da FCU, Antônio Carlos Marques afirma que será um momento de entretenimento, mas principalmente de reflexão sobre a representatividade da mulher como líder em diversos segmentos da sociedade.
As apresentações não durarão mais do que uma hora e meia e serão lembradas músicas que fazem referência ao olhar que se deve ter à mulher contemporânea, sem qualquer tipo de preconceito.
A Orquestra Sinfônica Municipal abrirá o evento que segue com leituras de poemas, músicas com a cantora Aracelle Fernandes, declamações e apresentação do grupo de Hip Hop Toi.
O maestro Eliézer Thiago adiantou algumas músicas que serão apresentadas na noite do dia 10, como Noite de Luar (Alberto Frateschi); Saudade (Mário Palmerio); Maringá (Joubert de Carvalho); Mourão (Guerra – Peixe). De acordo com ele, a Orquestra é composta por cordas e percussão, tem o objetivo de levar à população uberabense e da região a música orquestral – clássica e popular brasileira – e a valorização dos compositores uberabenses. Além de atuar efetivamente para a difusão da arte musical e na preparação e realização de apresentações e concertos, a equipe tem ainda a missão de formar profissionalmente os futuros músicos uberabenses por meio da Orquestra Jovem.
O presidente Antônio Carlos reforça que o convite se estende às famílias de Uberaba, para que os homens, maridos, filhos também possam pensar a respeito de seu papel na vida das mulheres que, por sua vez, merecem participação com igualdade no mercado de trabalho e em todos os setores da sociedade.
Curiosidades – no Brasil, o primeiro Código Civil, de 1916, anunciava a inferioridade feminina, pois com o casamento, a mulher era considerada incapaz juridicamente. No país, podem-se destacar algumas conquistas femininas, como a admissão nas faculdades em 1879, o direito ao voto em 1932 e Maria Lenk é a única mulher a participar de uma competição olímpica. E em 1976, a primeira suplente do cargo de senador toma posse.
Jorn. Monica Cussi
Comunicação PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h