ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Uberaba e o Conselho Municipal de Turismo da cidade, o COMTUR apresentaram o projeto do Geoparque, nesta segunda-feira (20), durante a reunião da Associação dos Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana – AMITAM.
Desenvolvido pelo geólogo, Luiz Carlos Borges Ribeiro o estudo visa estruturar o Geoparque da cidade com a implantação de cinco Geossítios estruturados para valorizar as riquezas turísticas da cidade. O intuito é conseguir o reconhecimento da Unesco que colocaria Uberaba no patamar de Patrimônio Natural da Humanidade. Para o turismo local, essa decisão traria um reconhecimento internacional, o que atrairia mais turistas e permitiria a conquista de um aporte maior de investimentos para promover cada vez mais a região.
O Geoparque Uberaba já possui o reconhecimento do Instituto Geológico do Brasil, uma conquista muito importante para o município poder pleitear o reconhecimento da Unesco. O trabalho da equipe agora está focado na formatação dos Geossítios que serão estruturados em Peirópolis, no Memorial Chico Xavier, na ABCZ, na Fazenda Cassu e envolvendo o conjunto Igreja Santa Rita, Mercado Municipal e Biblioteca Municipal.
Ao apresentar o projeto, Luiz Carlos destacou o quanto toda a região e os municípios do circuito têm a ganhar com o desenvolvimento do projeto. A AMITAM reúne 25 municípios associados, de Minas Gerais e São Paulo formando o Circuito Turístico da Alta Mogiana. A associação promove rotas turísticas que integram os potenciais de cada município.
O Prefeito Paulo Piau, destacou durante o encontro a necessidade de todos os municípios trabalharem juntos para fortalecer o setor e gerar emprego e economia para as cidades. “Com a crise do nosso País, esse é o momento de reinventar a economia brasileira. Fortalecer o turismo é uma solução que gera emprego e renda ao município. O caminho agora é trabalhar de maneira integrada para criarmos uma cadeia de pontos turísticos que beneficiarão toda a nossa região”, pontua Piau.
O coordenador dos trabalhos da Amitam, Manoel Pedro Leal, destacou que Uberaba faz parte da história do circuito, desde sua formação, quando ainda era conhecido como Circuito dos Lagos e que o projeto de Geoparques do município só tem a agregar ainda mais valor aos roteiros turísticos da associação.
Durante a reunião, a AMITAM votou a nova diretoria, nomeando o prefeito de Sacramento, Wesley de Santi Melo, o Baguá, como novo presidente da associação. A realização do evento contou com o apoio do Ministério do Turismo e das Secretarias de Estado de Turismo de São Paulo e de Minas Gerais.
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h