WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

29/08/2017 - Mais de 200 foliões de Santos Reis participaram do 59º Encontro de Folias

A Fundação Cultural e o Sesc Integrado ao Sistema Fecomércio MG, com o apoio da Associação Cultural Casa do Folclore e da Associação Cultural Casa do Folclore, promoveram no último domingo o Canto e Encanto das Folias de Reis - 59º Encontro Regional de Folias de Reis de Uberaba. O evento, que integrou a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, reuniu mais de 200 foliões e um grande público que prestigiou as apresentações no Centro da Diversidade Cultural do Sesc.


Segundo a historiadora da Fundação Cultural, Maria Aparecida Manzan, o encontro teve resultado positivo. “As apresentações mostraram a força e a importância das Folias de Reis em nossa cultura, e encontros como este auxiliam a Fundação Cultural na preservação e no registro de salvaguarda da manifestação cultural”, explicou ela.


O presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques, destacou aos presentes que um importante passo para o fortalecimento das Folias de Reis é a Associação. “Queremos que as folias se unam cada vez mais, e com a participação de todos na Associação de Folias de Reis nós poderemos auxiliar na questão de alvará e de identificação das festas. Outro ponto importante, que observamos no encontro, é o envolvimento das crianças nos grupos. É dessa forma que a tradição permanecerá viva na nossa cultura”, pontuou o presidente.


Um dos foliões presentes foi Adauto Cardoso, da Folia de Reis do Adauto, que já existe há 50 anos. Para ele, o reconhecimento de que as folias são patrimônio cultural é uma força para conseguir receber mais apoio e incentivo público. “Sempre participei e esses encontros precisam ser feitos pela Fundação Cultural, para não acabar nossa cultura. Nossa tradição não pode acabar jamais e esses encontros ajudam a manter viva as Folias”.
Vale lembrar que, segundo o levantamento feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Uberaba é oficialmente o município com o maior número de grupos de Folias de Reis cadastrados em Minas Gerais e no Brasil. O levantamento teve grupos de 285 municípios cadastrados, abrangendo todos os 17 territórios estaduais demarcados pela atual gestão.  Uberaba tem, até o momento, 130 grupos catalogados, e em seguida está a cidade João Pinheiro, na Região Noroeste do estado, que aparece com 34 folias cadastradas.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar