ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Uma comitiva de técnicos da cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima, está em Uberaba em busca de intercâmbio em tecnologias e melhor organização para funcionamento da Secretaria de Agricultura e Assuntos Indígenas, criada há cinco meses no município.
Na manhã desta quarta-feira (30), o grupo foi recepcionado na Prefeitura de Uberaba pelo secretário municipal do Agronegócio, Luiz Carlos Saad e equipe. A comitiva do estado do norte, encabeçada pelo secretário adjunto da pasta, Guilherme Adjuto, procurou informações, primeiramente, do SIM – Serviço de Inspeção Municipal. É que o serviço está sendo implantado em Boa Vista, que hoje utiliza apenas de lei estadual.
Para tanto, o grupo até visitou uma queijaria situada no bairro Vale do Sol, saída para Conceição das Alagoas. Os técnicos foram conhecer de perto o cumprimento de exigências do SIM quanto a manejo e produção de queijo. A ideia, segundo Patrícia Padilha, assessora Jurídica, é adotar modelo usado por Uberaba, sem burocracia e que funcione.
Na troca de informações com equipe da Sagri, Guilherme Adjuto disse que os grandes gargalhos de Boa Vista são quanto a comercialização da produção, energia e regularização fundiária, além de questões ambientais. Ele afirmou que a grande redenção de Roraima se dará com a ligação asfáltica entre Boa Vista e a capital da Guiana (distante 600 km), onde tem um porto voltado para o Caribe. “Sem estradas não escoamos nossa safra e nem há como atrair indústrias,” lamentou.
Mineiro de Paracatu, o secretário adjunto de Boa Vista informou que desenvolve no momento um grande projeto de assentamento rural denominado Nova Amazônia. A meta, disse ele, é incentivá-los levando conhecimentos na lida com a terra. Em Uberaba, o dirigente disse que pretende também conhecer melhor a estrutura organizacional da Sagri para implantar em sua secretaria e intercâmbios diante da baita estrutura que Uberaba oferece no setor do agronegócio.
Luiz Carlos Saad colocou-se à disposição do grupo para repassar o máximo de informações quanto ao agronegócio, ressaltando que nesta área Uberaba é referência nacional. “Somos a capital do zebu e o maior produtor de grãos de Minas,” lembrou ele. Saad aproveitou para sugerir a assinatura de documento de intercâmbio entre Uberaba e Boa Vista, possibilitando, inclusive, investimentos de empresários uberabenses no Estado de Roraima, como no setor da agropecuária, logístico e sucroalcooleiro. “A proposta é encurtar os laços,” frisou.
Nesta quinta-feira (31), a Comitiva de Roraima fará visita logo cedo à unidade da Ceasa e depois estará no Mercado Municipal.
Rubério Santos/ Assessor de Imprensa
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h