ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Fundação Cultural, por meio do Departamento de Ações Culturais e Assuntos Afro, realizará durante o mês de novembro diversas ações sobre Cultura Popular, Congada e Moçambique com o Projeto Juventude Viva. As atividades fazem parte da agenda que marca o mês da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, e tem o objetivo de levar cultura e informação à juventude de Uberaba.
A primeira ação aconteceu nesta terça-feira, dia 31 de outubro, em uma manhã de palestra para os alunos da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes. A palestra falou sobre a Cultura Popular, abordando o 13 de Maio e a festa de Nossa Senhora do Rosário na cidade de Uberaba, atendendo a 160 alunos do 6º ao 9 º ano do Ensino Fundamental e 10 estagiários da UFTM.
O primeiro momento contou com uma breve apresentação teórica sobre as festas de Congada em Uberaba, e logo em seguida os alunos assistiram ao documentário “Tambores do 13 de Maio”. A equipe falou sobre a Consciência Negra, Igualdade Racial e direitos igualitários.
“Foi um trabalho bem produtivo e prazeroso, e ao longo do mês teremos encontros semanais na escola com palestra aos alunos do Tempo Integral, além de oficina de Congado para os alunos, que demonstraram grande interesse pela temática”, destacou o coordenador de oficinas Vitor Hugo Cardoso dos Santos. Segundo ele, a iniciativa deve ser estendida a outras escolas municipais nos próximos meses.
Além da atividade na escola municipal, nos dias 9 e 16 de novembro acontecerá a palestra e oficina “Congada - passos e ritmo” na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, às 9h. A ação será aberta a toda a comunidade.
Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h