ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Acontecerá nesta quarta-feira o Fórum de Oportunidades de Negócios Sustentáveis com Biocombustíveis, a partir das 8h, no Anfiteatro do Ceta, localizado no Parque Tecnológico. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas previamente pelo link https://goo.gl/THi3yB. O mais importante encontro sobre biocombustíveis da região trará diversas discussões visando a geração de negócios, além da interação entre universidades e empresas e o debate sobre novas tecnologias aliadas à sustentabilidade.
O evento é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio do Parque Tecnológico de Uberaba, e tem o apoio e iniciativa das empresas Clamper, Curcas, Nanum – Nano Tecnologias, e Renewco – Produtos Químicos Renováveis LTDA. Podem participar do Fórum representantes do Poder Público, empresas, instituições de tecnologia, investidores, universitários e todos os demais interessados.
O Fórum apresentará aos participantes, no período da manhã, os painéis “A organização do portfólio de oportunidade para investidores, visando alavancar o empreendedorismo de Uberaba”; “A vocação do Triângulo Mineiro para o Negócio de Biocombustíveis”; “O RENOVABIO e os negócios em Biocombustíveis”, e “Plataformas brasileiras de Bioquerosene”. Também serão eixos de discussão “Novas tecnologias de Bioprocessamento e Biorefino” e “Oportunidades de negócios para Uberaba - 3 cases de referência”.
O Painel de Encerramento será sobre a importância da interação Universidade & Empresa & Governo na geração de negócios inovadores, como uma forma atual de gerar oportunidades de negócios. Logo depois acontecerá um encontro entre o Ecossistema Regional, CODEMIG, BDMG, Secretarias Municipais, Sindicatos Rurais, Cooperativas, Investidores e Produtores Rurais. Já após o almoço, os participantes terão um encontro com Pesquisadores.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, destacou que o Fórum será para Uberaba uma grande oportunidade de negócios. “É importante colocar no mesmo ambiente empresários que têm o interesse em diversificar seus investimentos e empresas que possuem conhecimento e tecnologia. O objetivo é proporcionar oportunidades e o diálogo com quem entende do assunto”.
Projeto de Lei reforça a importância do debate - A Câmara dos Deputados aprovou, na semana passada, o Projeto de Lei 9086/2017, denominado RenovaBio. O projeto, que é de autoria do Deputado Evandro Gussi (PV-SP), objetiva traçar um novo marco legal da produção de biocombustíveis no Brasil.
O RenovaBio pretende equalizar e unificar a legislação referente a produção de biocombustíveis e para isso se constitui de cinco eixos básicos: Atender os compromissos do Brasil no Acordo Climático de Paris; promover a expansão do uso dos biocombustíveis; garantir que o Brasil possua posição de destaque no mercado mundial de biocombustíveis; que o setor bioenergético possua segurança jurídica; e fomentar e assegurar a competitividade de uma matriz energética limpa e renovável. O projeto deve seguir ao Senado que poderá emendar o PL, ou seguir com o texto da Câmara.
O secretário de Desenvolvimento do Agronegócio, Luiz Carlos Saad, avalia que o potencial de Uberaba possibilitará novas oportunidades de negócio. “A produção agrícola de Uberaba tem total vocação de ser transformada em novos modelos de negócios sustentáveis, como o biocombustível, e no Fórum desta quarta-feira teremos a oportunidade de conhecer mais sobre as novas tecnologias deste mercado. O produtor rural terá um novo sistema para sua produção, e temos o potencial de ter em Uberaba uma indústria a partir dessas matérias-primas”.
Luiza Carvalho – Jornalista
Secom/PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h