WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

04/04/2018 - Exposição fotográfica encerra atividades comemorativas no Memorial Chico Xavier

A Fundação Cultural de Uberaba, por meio do Memorial Chico Xavier, convida para a abertura da Exposição Fotográfica Serra da Canastra, nesta sexta-feira (6), a partir das 10h, com o fotógrafo e pesquisador Alessandro Abdala. A exposição encerra o calendário das atividades alusivas aos 108 anos de Chico Xavier.

O fotógrafo e observador de aves Alessandro Abdala, mineiro de Sacramento (MG) é formado em História pela UNESP, além de pesquisador, fotógrafo premiado e designer gráfico. Também desenvolve projetos de cunho editorial em sua cidade natal.

Como pesquisador tornou-se profundo conhecedor da região do antigo Julgado do Desemboque, Sacramento e Serra da Canastra, onde atua como guia em viagens exclusivas para observação de vida selvagem no interior e entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra. O gosto pela fotografia, que era antigo, aprimorou-se com a vontade de registrar as belezas naturais e as formas de vida silvestre que observava sempre. À paixão pelas aves aliou a técnica fotográfica para produzir imagens que retratam a diversidade das paisagens, flora e fauna do cerrado mineiro.

Atualmente, Alessandro desenvolve projetos nas áreas de educação, design e fotografia, tendo seus trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Lançado no final de 2017, o livro “SERRA DA CANASTRA: Refúgio das Aves do Cerrado”, obra foge do modelo tradicional de livros de fotografia de natureza e alia belíssimos registros fotográficos a valiosas informações histórico culturais sobre a região da Serra da Canastra. O fotógrafo apresenta um panorama do rico bioma Cerrado numa visão artística que descreve paisagens, plantas, animais, cultura, gente e principalmente as aves da Serra da Canastra. São mais de cem espécies retratadas em fotos cuidadosamente escolhidas pelo autor, que há mais de uma década atua conduzindo observadores de aves na região do Parque Nacional da Serra da Canastra. A obra é enriquecida por textos explicativos e ilustrações exclusivas.

Além das aves típicas da região da Canastra, o livro apresenta fotografias de espécies raras e ameaçadas de extinção, como o pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) uma das aves mais raras e ameaçadas do mundo, dentre outros animais raros.

O evento será aberto a comunidade e o Memorial Chico Xavier fica na avenida João XXIII, 2011, no Parque das Acácias.
 
Estagiária Jorn. Ana Rizieri
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar