WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

16/05/2018 - Fundação Cultural comemora o Dia Internacional da Luta Contra a Homofobia

A Fundação Cultural de Uberaba, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas LGBT, promove nesta quinta-feira (17) um evento especial na Praça Rui Barbosa para comemorar o Dia Municipal e Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia. A programação será das 16h às 18h30 e contará com música e a participação da OAB e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além de participação do público para propor diálogo e interatividade sobre a causa. Também são parceiros a ONG Marco Antônio Nascimento, Acom Lima e Diretório Acadêmico Leopoldino de Oliveira.

A data visa conscientizar a população em geral sobre a luta contra a discriminação dos homossexuais, transexuais e transgêneros. Na cidade, o Dia Municipal Contra a Homofobia foi instituído por meio da Lei 12.608/17, art.12 parágrafo 3. Proposta pelo coordenador de Políticas Públicas e um dos organizadores da programação, Valdir Santana, a lei visa colocar em debate a homofobia, buscando planos para combatê-la. A homofobia consiste no ódio e repulsa por LGBT’s, atitude esta que deve ser combatida para que a sociedade seja baseada na tolerância e respeito ao próximo, independente da orientação sexual.

Valdir afirma que a violência e o preconceito são reais. “Estamos lutando contra a homofobia, o Brasil é o primeiro lugar no mundo na lista dos países que mais matam pessoas LGBT’s. Queremos mostrar a nossa diversidade para evitar esses assassinatos. LGBT’s morrem todos os dias. Essas manifestações são importantes para que a população veja que não somos marginais, que não matamos, não roubamos. É para acabar com o preconceito das pessoas”.

É válido frisar que a luta por reconhecimento, espaço e transformação de estigmas é contínua. No ano de 1990, exatamente no dia 17 de maio, ocorreu a exclusão da homossexualidade, até então chamada de homossexualismo, da Classificação Estatística Internacional de Doenças Relacionados a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O mês de maio tem enorme relevância social para o movimento e, além do Dia da Luta Contra a Homofobia, também foi celebrado o Dia da Igualdade, com piquenique na Concha Acústica, no domingo (06), às 9h30. A entidade internacional IFED (Internacional Family Equality Day), propôs para esta data a promoção de um evento mundial em prol da Igualdade Familiar. O evento ocorreu em várias cidades do mundo, em formato de piquenique, em céu aberto, com atividades e compartilhamento de vivências.

Roda de Conversa na Uniube – A Fundação Cultural também participa nesta quinta-feira, através da Coordenadoria de Políticas Públicas LGBT, do Departamento de Fomento à Cultura e Patrimônio Histórico e da Teia de Ideias, de uma roda de conversa na Uniube a convite de alunos do curso de Psicologia. A roda de conversa falará sobre a luta contra as LGBTfobias, e será das 8h às 11h no Bloco A – sala 2A020. 

Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo

Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar