ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Fundação Cultural de Uberaba, convida toda a população de Uberaba para prestigiar o ensaio da Quadrinha e do Casamento Caipira, seguido de aula sobre a Quadrilha Tradicional Brasileira no Circo do Povo, que será neste sábado (14), a partir das 15h.
O encontro contará com aula ministrada pela oficineira Ana Elisa Gonçalves, que falará sobre as influências de várias culturas nos passos e comandos da dança. Cada oficineiro do Circo do Povo será responsável por levar os seus alunos.
O coordenador e professor de Capoeira, Claudio Bernardes, explica que essa aula antes do ensaio é importante para que os alunos entendam tanto as origens culturais quanto as influências brasileiras nos festejos. "É bom que eles saibam a origem e o significado da palavra TUR derivado de "tour", que significa dar uma volta - com a mão direita, o cavalheiro abraça a cintura da dama. Ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão um giro completo para a direita; ou ANAVAN TUR, onde a dama e o cavalheiro dançam como no TUR, ou apenas os passos ANAVAN que é uma adaptação de "en avant" e significa avante, caminhar balançando os braços; e RETURNÊ derivado de "returner" que é o comando para os casais voltarem aos seus lugares", conta Claudio.
Embora os festejos juninos sejam uma herança da colonização portuguesa no Brasil, grande parte das tradições da quadrilha tem origem francesa. E muita gente dança sem saber. O povo brasileiro passou a conviver com essa realidade e a imitar de maneira irônica a dança que, até então, eles não tinham acesso. O resultado nós conhecemos e se se espalhou pelo Brasil em um tom satírico.
As influências estrangeiras são muitas nas Quadrilhas. O "changê de damas" nada mais é do que a troca de damas na dança, do francês "changer". O "alavantú", quando os casais se aproximam e se cumprimentam, também é francês, e vem de "en avant tous". Assim também acontece com o balancê, que também vem de bailar em francês.
Glossário da quadrilha - Todo mundo já dançou quadrilha um dia, mas muitos não sabem que vários termos usados vêm do francês:
Alavantú (en avant tous) - todos os casais vão para a frente
Anarriê (enarrière) - casais vão para trás
Changê (changer/changez) - trocar/troquem o par
Cumprimento 'vis-à-vis' - cumprimento frente a frente
Otrefoá (autrefois) - repete o passo anterior
Mas a parte mais animada da quadrilha é brasileira e representa casais chegando a uma festa de casamento:
Caminho da festa - os pares seguem atrás dos noivos, iniciando a dança
O túnel - os noivos elevam os braços para cima e, de mãos dadas, fazem o túnel onde todos passam
Olha a chuva - os casais dão meia-volta para que ninguém acabe molhado
Olha a cobra - as damas gritam e pulam no colo dos cavalheiros
Caracol - de mãos dadas, todos fazem um percurso em espiral
A grande roda - todos dão as mãos formando um círculo
Coroa de rosas - os cavalheiros, de mãos dadas, erguem os braços sobre a cabeça das damas, como se as coroassem
Baile geral - os pares dançam no centro da roda.O grande baile está acabando
Despedida - todos se retiram do centro do salão, atrás dos noivos
O Circo do Povo fica na rua Doutor Vivaldo Silveira, 413, no Residencial Rio de Janeiro.
Estagiária Jorn. Ana Rizieri
Comunicação PMU/FCU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000