ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio, por meio do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, vai oferecer no final deste mês, curso sobre Abate e Manipulação de Alimentos para os produtores rurais de São Basílio.
Desde o último dia 08 de agosto, o Mini Abatedouro em São Basílio passou a contar com todos os equipamentos necessários para o abate de aves. Isto, após os equipamentos receberem a tarjeta de patrimônio público municipal e vistoria de técnicos da Caixa Econômica Federal.
O próximo passo, de acordo com o diretor de Produção Agropecuária da Sagri, José Geraldo Celani, será a realização de um curso de Técnicas em Abate de Frangos e Manipulação de Alimentos para cerca de 20 produtores rurais de São Basílio. O treinamento será ministrado pelo professor Lucas Arantes Pereira, coordenador Geral de Extensão Tecnológica do IFTM. “Ele irá ensinar passo a passo do processo que vai desde a recepção das aves, insensibilização, sangria, escaldo, depenagem, evisceração, chiller, embalagem e estoque,” descreve o diretor, que destaca a parceria do IFTM em todas as fazes do projeto do abatedouro através da professora Miriam Silvania.
Ainda em agosto, os produtores de São Basílio receberão o primeiro lote de pintinhos. Como o período de cria e engorda é de 110 dias, o diretor acredita que no começo de dezembro o Mini Abatedouro de Aves de Uberaba entrará em operação. “É um sonho, cujo projeto teve início em 2013 e, agora, depois de cinco anos, torna-se realidade” ressalta Celani.
Ele lembra que o abatedouro irá funcionar, inicialmente, em sistema compartilhado entre a Prefeitura de Uberaba e a direção da Associação dos Produtores de São Basílio. O diretor entende que o Mini Abatedouro, assim que entrar em operação servirá de referência para centenas de municípios do Brasil Central.
Jorn. Rubério Santos
SECOM/PMU
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h