WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

09/10/2018 - Celebração da Festa de Nossa Senhora do Rosário destaca tradição nesse domingo

A comemoração da Festa de Nossa Senhora do Rosário ocorrerá no próximo domingo (14), com a presença de Ternos de Congado, Moçambiques e Afoxés de Uberaba, Prata, Itumbiara e Araxá em vestimentas e cânticos característicos da cultura popular. A concentração será a partir das 8h, Rua Tapajós, n° 59, Vila Celeste, onde haverá café da manhã, e a saída do Fitão está prevista para 11h, seguindo em cortejo até a Igreja São Domingos para a tradicional missa.

A organização da festa está a cargo da rainha perpétua, Maria Luzia Cardoso, rei congo Sinfrônio José da Silva Júnior e rainha Ginga Taciana Carolina Cardoso Silva, com parceria da Prefeitura de Uberaba e Fundação Cultural. Além das atividades de celebração, a Seção Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Sempac) da FCU fará o registro anual da festa, que é patrimônio imaterial do município. A celebração conta com a participação da Associação dos Congados, Moçambiques, Vilão e Afoxé.

A festividade é em louvor a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Nossa Senhora Aparecida e Santa Efigênia. Serão 20 casais de festeiros e durante o percurso até a Igreja São Domingos serão levados três andores ornamentados, o da N. S. do Rosário, São Benedito e de St. Efigênia. Um dia antes da Festa o Mastro de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é levantado na Igreja São Domingos e no domingo descem o mastro ao final da missa.

Raiane Duarte - estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar