ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O projeto “Arte na Chita”, que oferece oficinas de artesanato, promoverá a primeira exposição de bordados das alunas. Realizado pela Prefeitura Municipal de Uberaba por meio da Fundação Cultural, o “Arte na Chita” teve duas turmas esse ano. A mostra dos resultados será aberta nessa sexta-feira (19), às 17h, com apresentação da Orquestra de Viola Águia Dourada, na sede da FCU.
As oficinas foram realizadas no Museu de Arte Decorativa (MADA) e foram ministradas pela jornalista e artesã Evacira Coraspe. O primeiro módulo foi desenvolvido em maio, junho e julho e o segundo em agosto e setembro. A exposição terá cerca de 100 peças, sendo todas variadas e catalogadas. Grande parte não estará à venda, pois são do acervo pessoal das bordadeiras.
Para Coraspe a satisfação em passar conhecimento é enorme. “Estou muito contente. Tenho grande alegria em ver a dedicação das alunas com essa nova arte, que não estavam tão familiarizadas. É um novo tipo de bordado e é bom observar que elas foram além do aprendizado e do que foi ensinado, continuaram praticando e aprimorando. As peças têm muita beleza, são bordados primorosos, com qualidade técnica e estética”.
A artesã ainda esclarece que a ideia da exposição surgiu ao perceber o esforço das turmas. O intuito é apresentar para as pessoas e para a cidade de Uberaba a riqueza dessa arte. Segundo Coraspe essa é a primeira exposição do gênero.
“Todo o trabalho desenvolvido dentro da minha metodologia eu faço um viés sempre no bordado terapêutico que promove transformação, ajuda na autoestima e criatividade, reduz ansiedade e traz conforto emocional. Dai tudo que deriva ou reverbera já é uma consequência positiva”, conclui.
Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000