ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Uberaba será sede do “I Encontro Nacional do Feijão”, que acontecerá no dia 08 de novembro nas dependências do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Avançado Parque Tecnológico. O evento é organizado pelo Grupo de Estudos “Luiz de Queiroz” (GELQ) e tem como objetivo o fortalecimento dos produtores e aproximá-los das novas tecnologias e informações disponíveis sobre a cultura de feijão. O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio.
Durante o encontro, serão seis palestras, abordando temas como tendências do mercado, gestão da irrigação e manejo, tanto para alta produtividade, como manejo de plantas daninhas, pragas e doenças do feijoeiro, além de mesas-redondas para discutir estes temas. Inscrições e mais informações podem ser feitas pelo link: http://fealq.org.br.
Dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) Uberaba, mostram que na primeira safra de 2017/2018 foram plantados 200 hectares de feijão no município, com produtividade estimada em 2300kg/hectare, totalizando a produção de 460 toneladas. Na segunda safra, foram 300 hectares plantados, com produtividade estimada de 2500kg/hectare e produção total de 750 toneladas. Já na terceira safra, foram 350 hectares plantados, com produtividade estimada de 3000kg/hectare e produção total de 1050 toneladas.
No entanto, de acordo com o Luiz Carlos Saad, secretário de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri), esses números ainda são pequenos para a área de cerca de 450 mil hectares do município. “Uberaba planta pouco feijão, comparado com Unaí, por exemplo, e outras regiões como o estado do Paraná. A diversificação das culturas é fundamental para o município e achamos que é importante o pessoal da ESALQ fazer esse encontro aqui, em convênio com o IFTM, para levar para os produtores o conhecimento e a vantagem de se plantar feijão nessa região”, destaca Saad.
Organização. O GELQ tem como coordenador o Prof. Durval Dourado Neto, do Departamento de Produção Vegetal da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP), e é formado por alunos do quarto ano da ESALQ/USP, que realizam simpósios, workshops, encontros e viagens técnicas pelo Brasil e exterior, o que possibilita um adequado intercâmbio técnico-cultural, permitindo o enriquecimento pessoal e profissional dos membros do grupo, possibilitando o trabalho em equipe assim como a difusão de conhecimentos para a comunidade interessada.
Clarice Sousa
Secom/PMU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000