ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Prefeitura de Uberaba, por meio da Superintendência do Arquivo Público, em parceria com o Núcleo de Pesquisas em História Regional do curso de licenciatura em História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), oferece oficinas durante todo este semestre de 2018 aos universitários para conhecimento e possíveis pesquisas sobre as fontes históricas disponíveis nos acervos da instituição.
A expectativa, segundo Marta Zednik, superintendente do Arquivo Público, é que as atividades sejam estendidas para o primeiro semestre de 2019, devido o sucesso das oficinas, que acontecem mensalmente no Arquivo Público, no período noturno para atender os alunos que estudam e trabalham durante o dia. “Temos cerca de 50 alunos, de todos os períodos do curso de História da UFTM conhecendo e aprendendo a consultar as fontes documentais que temos aqui e que podem vir a resultar em pesquisas no futuro”, explica Zednik.
Por parte da UFTM, fazem parte do projeto os Professores Doutores Flávio Dias Saldanha, Ilana Peliciari e Marcelo de Souza Silva, com abordagens metodológicas, para possíveis pesquisas sobre as fontes históricas disponíveis nos acervos da instituição. Pelo Arquivo Público, as oficinas são orientadas pelo historiador, Thiago Riccioppo, e divididas de acordo com o tipo de acervo a ser pesquisado, sendo que as atividades relacionadas aos arquivos de Processos Criminais, Inventários e Testamentos, Registros de Batismo, Casamentos e afins já foram realizadas. A próxima oficina será em novembro, sobre Escravidão em Uberaba e Atas da Câmara, e em dezembro, sobre Jornais e Periódicos.
Clarice Sousa
Secom/PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h