ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Lixos descartados fora do horário ou em locais inadequados podem causar o entupimento de bueiros e consequentes alagamentos na cidade
Durante os períodos de chuvas, os cuidados com o descarte de lixo doméstico devem ser redobrados. Os acúmulos dos resíduos domésticos atrelado com a quantidade de água parada podem causar graves problemas de saúde. Diante disso a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) faz um alerta sobre o acondicionamento correto do lixo e sobre o seu descarte adequado, a fim de evitar situações que inclui desde o entupimento de bueiros e, consequentes alagamentos na cidade.
O secretário da pasta, Marlus Salomão, pede que a população se conscientize sobre os cuidados a serem tomados neste período. “Quando o lixo é descartado nas vias públicas ou em terrenos, enfim, em locais impróprios, acabam sendo levados para o meio fio e entram pelas grades das galerias de águas pluviais. Evitar deixar o lixo a céu aberto e em locais inadequados também é um fator benéfico para todos”, diz.
Marlus reforça sobre evitar qualquer acúmulo de água parada em recipientes que podem ser potenciais focos do mosquito Aedes aegypti, entre essas: garrafas de vidro, pneus, sacolas, dentre outros que devem ser sempre mantidos em locais secos e descartados corretamente. Sobre os cuidados com terrenos, o titular da pasta reforça que é o controle do mato que devem ser capinados e limpos periodicamente. Além dos mais, permite o escoamento da água.
Outro ponto é sobre a antecipação do descarte de lixo nos horários corretos. O chefe do Departamento de Limpeza Urbana da Sesurb, Fábio Apolinário volta a falar sobre os transtornos causados devido à ação.
“Pedimos a compreensão das pessoas para colocarem seus lixos, principalmente nos dias chuvosos, próximo ao horário do caminhão de coleta. Entendemos que muitas pessoas trabalham e não estão em casa no horário previsto da coleta do lixo. Nesses casos, o ideal é acondicionar o lixo em sacos reforçados e deixá-los numa lixeira alta, dessa forma animais não terão acesso e, também, caso uma forte chuva veia a cair, os sacos não serão levados pela correnteza”, explica.
Vale lembrar que a coleta em Uberaba é realizada em dias e horários alternados, sempre três vezes por semana, exceto na região central onde a coleta é feita diariamente.
Jorn. Sabrina Alves
Secom/PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h