ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A empresa atende cerca de 25 milhões de habitantes no Brasil e no exterior
A empresa Lara Central de Tratamento de Resíduos, vencedora da concorrência pública para a prestação de serviços de coleta de lixo em Uberaba começou oficialmente suas atividades no Município. A empresa apresentou a menor proposta de R$ 83.614.104,00 para contrato inicial de 36 meses e passa ser responsável efetiva dos serviços de coleta de lixo doméstico, transporte de resíduos manuais e por contêineres, serviços de fornecimento, instalação e manutenção de aterro sanitário, licenciamento corretivo, capinação manual, conservação de áreas ajardinadas; varrição mecanizada de vias públicas e contratação de equipe especializada atendendo a solicitação do Município por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, responsável pela fiscalização e contratação dos serviços.
Segundo o prefeito Paulo Piau a licitação contribuirá para a economicidade ao Município por se tratar de um contrato menor do que o proposto inicialmente em edital, com qualidade e atendendo as necessidades. “A empresa vencedora tem um histórico positivo e atua nesse ramo há muitos anos o que nos garantirá a eficiência do seu serviço. Além do mais, garantimos uma economia de aproximadamente 36% do valor proposto, o que mostra que essa concorrência foi forte, com preço justo e com a prestação de serviço de qualidade. Queremos garantir que o Município continue sendo uma das cidades mais limpas do Brasil e por isso nossa expectativa é a melhor possível”, disse o prefeito.
O secretario de Serviços Urbanos, Marlus Salomão também falou sobre o inicio da operação da empresa e a contribuição da redução dos custos. “Esse processo contribuirá para a redução dos custos desses serviços, além de proporcionar a modernização e o ganho de escala, ou seja, teremos um serviço de qualidade e célere, com equipamentos modernos garantindo maior eficácia na limpeza urbana”, reforçou.
Marlus esclarece que a população deve continuar a disponibilizar o lixo nos dias e horários previstos em sua rua.
Atuação – A Lara Central de Tratamento de Resíduos atua desde a década de 60 em diversas cidades de diferentes estados brasileiros; e no exterior, como na Índia, onde atua desde 2010. “Atendemos média de 25 milhões de habitantes. Vimos em Uberaba muito mais que uma oportunidade de negócios, vimos uma cidade que prioriza a limpeza urbana, tanto que é considerada uma das mais limpas do País e por isso será uma grande responsabilidade”, afirmou Wagner Damo, proprietário da empresa.
Segundo o diretor financeiro da empresa, Marcelo Napoleão Pestana a proposta que culminou no resultado do processo licitatório partiu da composição de custos e prestação de serviço em Uberaba que para a equipe, seria de grande importância por se tratar de um município com excelente infraestrutura. “Apresentamos uma proposta que levou em conta excelente tecnologia, maior numero de equipamentos, otimização de preço, mão de obra especializada garantindo melhor qualidade de serviço”, expôs.
Contrato – A contratação da empresa Lara Central de Tratamento de Resíduos visa inovações como a implementação da varrição mecanizada e veículos modernizados com até cinco anos de uso. O certame encerrou com proposta aproximadamente 36% menor que o estimado ( R$130.808.894,40) para contrato de 36 meses.
Cidade limpa - Uberaba está entre as 10 cidades mais limpas do Brasil, ficando na 8ª colocação de acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Empresa de Limpeza Pública (Albrepe). O levantamento foi feito sete anos após a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Ao todo, três mil cidades foram avaliadas. Na época, informações mostraram que o lixo ainda é descartado incorretamente por cerca de 60% dos municípios brasileiros. Uberaba contemplou a iniciativa com o Plano Municipal de Saneamento Básico, na Lei 12.146/2015. No ranking Uberaba ficou a frente de cidades como Porto Alegre (RS) e Sorocaba (SP).
Jor. Sabrina Alves
Secom/PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h