ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, realiza a partir de segunda-feira (14) o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do aedes aegypti (LIRAa) de 2019. Serão 155 agentes de combate a endemias (ACE’s) percorrendo a cidade para fazer o levantamento até a sexta-feira (18).
O LIRAa é metodologia de trabalho que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito aedes aegypti , e consequentemente, alerta sobre os locais com maior infestação e risco de transmissão das arboviroses. O mapeamento direciona os trabalhos de prevenção e combate. Em 2018, a Secretaria Municipal de Saúde realizou quatro levantamentos nos meses de janeiro, abril, agosto e outubro, com índices de 8,7%, 3,7%, 1,3% e 2,99% respectivamente.
Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, explica que as visitas acontecem no período da manhã, das 7 às 13 horas, e que se a chuva não impedir, todo o trabalho de vistoria e coleta, no caso de haver larvas, será finalizado até sexta-feira. “Contamos com a colaboração da população. É muito importante que nos deixem fazer o levantamento para saber a situação em que nos encontramos em relação à infestação. Precisamos do LIRAa, pois ele nos dá indicativo para direcionar as ações, os locais de maior risco e os tipos de abordagens que precisamos realizar”, ressalta Batista.
Em caso de dúvidas sobre a identidade do agente, a chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, orienta a população a solicitar a identificação. “Toda nossa equipe está devidamente identificada. E se mesmo assim, houver dúvida, podem ligar para o disque dengue, no telefone 3317-4660 e pedir orientação”, destaca.
Entenda - Para a realização do LIRAa, o Município é dividido em estratos, com 9 a 12 mil imóveis. Os quarteirões são selecionados por programa de computador, o qual indica quantos e quais quarteirões a serem trabalhados. Em cada quarteirão, é pesquisado um a cada cinco imóveis. Os estratos com índices de infestação predial inferiores a 1% não apresentam risco. Já aqueles com índice de infestação entre 1% e 3,9% são considerados em situação de alerta. Considera-se o risco de surto de dengue quando o índice de infestação é maior que 4% dos imóveis pesquisados. Com as informações do LIRAa, a própria população toma conhecimento da incidência do mosquito em seu bairro e pode adotar medidas para se prevenir das arboviroses.
Jorn. Clarice Sousa
Secom/PMU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000