WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

10/01/2019 - Primeiro LIRAa de 2019 começa segunda

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, realiza a partir de segunda-feira (14) o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do aedes aegypti (LIRAa) de 2019. Serão 155 agentes de combate a endemias (ACE’s) percorrendo a cidade para fazer o levantamento até a sexta-feira (18).

O LIRAa é metodologia de trabalho que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito aedes aegypti , e consequentemente, alerta sobre os locais com maior infestação e risco de transmissão das arboviroses. O mapeamento direciona os trabalhos de prevenção e combate. Em 2018, a Secretaria Municipal de Saúde realizou quatro levantamentos nos meses de janeiro, abril, agosto e outubro, com índices de 8,7%, 3,7%, 1,3% e 2,99% respectivamente.

Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, explica que as visitas acontecem no período da manhã, das 7 às 13 horas, e que se a chuva não impedir, todo o trabalho de vistoria e coleta, no caso de haver larvas, será finalizado até sexta-feira. “Contamos com a colaboração da população. É muito importante que nos deixem fazer o levantamento para saber a situação em que nos encontramos em relação à infestação. Precisamos do LIRAa, pois ele nos dá indicativo para direcionar as ações, os locais de maior risco e os tipos de abordagens que precisamos realizar”, ressalta Batista.

Em caso de dúvidas sobre a identidade do agente, a chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, orienta a população a solicitar a identificação. “Toda nossa equipe está devidamente identificada. E se mesmo assim, houver dúvida, podem ligar para o disque dengue, no telefone 3317-4660 e pedir orientação”, destaca.

Entenda - Para a realização do LIRAa, o Município é dividido em estratos, com 9 a 12 mil imóveis.  Os quarteirões são selecionados por programa de computador, o qual indica quantos e quais quarteirões a serem trabalhados. Em cada quarteirão, é pesquisado um a cada cinco imóveis. Os estratos com índices de infestação predial inferiores a 1% não apresentam risco. Já aqueles com índice de infestação entre 1% e 3,9% são considerados em situação de alerta. Considera-se o risco de surto de dengue quando o índice de infestação é maior que 4% dos imóveis pesquisados. Com as informações do LIRAa, a própria população toma conhecimento da incidência do mosquito em seu bairro e pode adotar medidas para se prevenir das arboviroses.

 

Jorn. Clarice Sousa

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar