ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A apresentação do projeto do Geossítio Santa Rita destacou a integração e valorização de locais como uma nova rota turística da cidade
Projeto arquitetônico do novo Geossítio Santa Rita foi apresentado nesta segunda-feira (28), ao prefeito Paulo Piau. Assinado pela empresa Victhor Construtora, vencedora do processo de licitação, o projeto integra vários pontos turísticos e a valorização cultural como a Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães, o Mercado Municipal e as igrejas Santa Rita e São Domingos. Sua construção será feita na área ao lado da biblioteca onde existe um fóssil de dinossauro e por isso a área foi preservada.
O projeto manterá a flora presente no espaço, destaque para as árvores da espécie Jacarandá e Pau Brasil – símbolo nacional. Os visitantes terão acesso a uma sala exclusiva ao turista com informações sobre rotas e locais de visitação presentes na cidade como rotas existentes na cidade e espaços comerciais. O esboço focou na acessibilidade e sustentabilidade de todo o espaço.
Para o prefeito Paulo Piau, a construção do espaço público contribuirá para a revitalização do Centro. “Já começamos pela revitalização da Praça Rui Barbosa e do Calçadão. Queremos ir contra a realidade de algumas cidades que deixaram a região central de lado, queremos valorizar a região que conta com monumentos, imóveis e pontos de notável importância como Mercada Municipal, Universidade Federal, igrejas, dentre outros. Um projeto simples, porém bonito e objetivo que tem tudo pra dar certo dentro da ideia de revitalização”, declara.
Segundo a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SEDEC), Anne Nóbrega, a proposta é potencializar a vocação turística em Uberaba mantendo os pontos fortes que são a paleontologia, o gado Zebu e a religiosidade, principalmente pelas históricas igrejas e pela importância do líder espírita, Chico Xavier.
“A integração desses elementos era a peça chave para convidar o visitante e a população a ir ao centro e ter um roteiro turístico por meio de um caminho já existente e que foi até elucidado pelo prefeito Paulo Piau, devida sua notoriedade histórica que valoriza o nosso patrimônio cultural”, reforça Anne.
O valor estimado para a realização do projeto de engenharia e arquitetura do espaço é de R$51.017,47 (Cinquenta e um mil e dezessete reais e quarenta e sete centavos).
O titular da pasta, José Renato Gomes, destacou o local como um novo cartão postal de Uberaba e a valorização turística garantirá mais renda e emprego para a cidade. Ele destaca que o Geossítio Santa Rita faz parte do processo de reconhecimento da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura), integrando a cidade entre as detentoras de um Geopark oficial. Até o momento, no Brasil, apenas o estado do Ceará detém este titulo, com o Geopark Araripe, reconhecido em 2006. Importante destacar que o projeto do Geossítio Santa Rita tem a contribuição e a participação da Secretaria de Educação, Fundação Cultural e Conphau, além da participação voluntária do paleontologista Rodolfo Nogueira.
Jornalista Sabrina Alves
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000