ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Os participantes devem se inscrever antecipadamente para emissão de certificado
Em comemoração ao mês da Consciência Negra, a Fundação Cultural de Uberaba realizará a palestra ‘Identidade, Memória e Militância em ‘A corda da Literatura’’ com a escritora e doutora em literatura, Conceição Evaristo. A palestra será realizada no dia 18 de novembro de 2019 às 19h30 no Cine Teatro Vera Cruz com entrada franca. Haverá emissão de certificado para os inscritos no site uberaba.mg.gov.br/fundacaocultural.
O evento faz parte do ‘Mês da Consciência Negra’ rumo ao bicentenário de Uberaba. Maria da Conceição Evaristo de Brito nasceu em Belo Horizonte, em 1946. De origem humilde, migrou para o Rio de Janeiro na década de 1970. Graduada em Letras pela UFRJ, trabalhou como professora da rede pública de ensino da capital fluminense. É Mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro, com a dissertação Literatura Negra: uma poética da nossa afro-brasilidade e Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense, com a tese Poemas malungos, cânticos irmãos, na qual estuda as obras poéticas dos afro-brasileiros Nei Lopes e Edimilson de Almeida Pereira em confronto com a do angolano Agostinho Neto.
De acordo com Carmen Amâncio, coordenadora de Política de Igualdade Racial, a palestrante é uma das maiores escritoras da atualidade. “A primeira escritora negra da atualidade foi Maria Carolina de Jesus. E hoje, nós temos a Conceição Evaristo que escreve as suas culturas de memórias, de mulher negra, favelada e ficção. A palestra vai debater assuntos como reconhecimento, resistência, racismo, militância, dentre outros temas referente ao mês da Consciência Negra”.
O Teatro Municipal Vera Cruz fica na rua São Benedito, 290, São Benedito.
Jorn. Izabel Durynek
Assessora de Comunicação
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h