ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Em comemoração ao mês da Consciência Negra, a Fundação Cultural de Uberaba realizará a palestra ‘Identidade, Memória e Militância em ‘A corda da Literatura’’ com a escritora e doutora em literatura, Conceição Evaristo. A palestra será realizada nesta segunda-feira (18), 19h30, no Teatro Municipal Vera Cruz, com entrada franca.
O hall de entrada do teatro sediará a exposição ‘Vidas Negras’, das artistas Cristielle Moreira, Daniella Néspoli, Maria Vilela e Alexandra Afonso. As artistas buscam retratar o universo dos sentimentos que permeiam a cultura, o cotidiano, a existência e a resistência da mulher negra.
Já a abertura da palestra fica por conta da apresentação teatral ‘Memórias de Barro’. A cena é adaptada e inspirada no livro ‘Olhos D’água’, de Conceição Evaristo. A artista responsável é a atriz e estudante de Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Camila Manoela.
O evento faz parte da Agenda Cultural da Semana da Consciência Negra, rumo ao bicentenário de Uberaba. Maria da Conceição Evaristo de Brito nasceu em Belo Horizonte, em 1946. De origem humilde, migrou para o Rio de Janeiro na década de 1970. Graduada em Letras pela UFRJ, trabalhou como professora da rede pública de ensino da capital fluminense. É Mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro, com a dissertação Literatura Negra: uma poética da nossa afro-brasilidade e Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense, com a tese Poemas malungos, cânticos irmãos, na qual estuda as obras poéticas dos afro-brasileiros Nei Lopes e Edimilson de Almeida Pereira em confronto com a do angolano Agostinho Neto.
De acordo com Carmen Amâncio, coordenadora de Política de Igualdade Racial, a palestrante é uma das maiores escritoras negras contemporâneas no Brasil. “A primeira escritora negra da atualidade foi Maria Carolina de Jesus. E hoje, nós temos a Conceição Evaristo que escreve as suas culturas de memórias, de mulher negra, favelada e ficção. A palestra vai debater assuntos como reconhecimento, resistência, racismo, militância, dentre outros temas referente ao mês da Consciência Negra”.
Haverá emissão de certificado para os inscritos previamente no site uberaba.mg.gov.br/fundacaocultural. O Teatro Municipal Vera Cruz fica na rua São Benedito, 290, São Benedito.
Jorn. Izabel Durynek - Assessora de Comunicação FCU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h