ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Festa da Baixa, domingo, será a primeira de 2020
A Fundação Cultural de Uberaba realiza anualmente a ‘salvaguarda’ das Folias de Reis de Uberaba e região. Esse relatório atende à Lei Municipal 10.717/2008, do Patrimônio Cultural e à deliberação 20/2018 do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural - Conep. O objetivo é promover e proteger as Folias, consideradas patrimônio imaterial. A Festa de Reis do bairro rural da Baixa será a primeira a ser salvaguardada em 2020. Acontecerá domingo (5) a partir das 12 horas com almoço, seguido de alvorada às 16 horas.
Para desenvolver esse trabalho, uma das ações do Patrimônio Histórico e Cultural de Uberaba, é o registro. A equipe coleta informações e materiais, como entrevistas, com os chefes de folias, fotografias e filmagens para que as peculiaridades de cada grupo sejam conhecidas e reconhecidas pelos órgãos competentes. De acordo com a historiadora da Seção do Patrimônio Histórico e Cultural de Uberaba, Maria Aparecida Manzan, o processo requer cuidado especial. “Perguntamos a eles sobre a origem da folia, como são feitas as festas e várias informações que vão constar na ficha de inventário. É uma forma de saber como a Folia está sobrevivendo. Existem grupos em Uberaba que estão fazendo aniversário de 200 anos também; folias que surgiram junto com a cidade”, ressalta a especialista.
Os registros de cada Folia são encaminhados ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas- Iepha/MG. O Departamento registrou em 2019, 140 Folias de Reis. A meta é registrar 150 em 2020. Para que haja maior amplitude desses registros, a Fundação Cultural pede aos capitães de Folias que compareçam à sua sede na Praça Rui Barbosa, 356, em horário comercial e façam os cadastros. Para ampliação dos registros, os integrantes também podem encaminhar por e-mail, fotos e filmagens de suas festas para sempac.fcu@gmail.com .
Alvarás. Seguindo a tradição, os foliões percorrem ruas com cantorias e rezas. Para eventos em salões de festas ou residências é necessária a retirada de alvará na Fundação. Para a interdição de ruas, o alvará é emitido pela Secretaria de Defesa Social e conforme o secretário Wellington Cardoso Ramos, deve ser pedido com antecedência na Secretaria e atestado de concordância de vizinho com assinatura. Para festas com público até 500 pessoas, os alvarás devem ser pedidos com no mínimo sete dias úteis de antecedência e de 500 a 1000 pessoas, com pelo menos 15 dias”. A SDS fica na Praça Jorge Frange, 200, bairro São Benedito.
Jorn. Izabel Durynek – Assessoria de Comunicação FCU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h