ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O vice-prefeito de Uberaba, João Gilberto Ripposati, visitou as obras de construção do Laboratório de Manipulação de Fitoterápicos (Farmácia Viva), no Bairro Morumbi. A unidade funcionará anexa à Farmácia de Minas “Sebastião Silveira”.
A Lei 8.197/2002 que criou a Farmácia Viva em Uberaba é de autoria de Ripposati, apresentada quando exercia o mandato de vereador. A lei municipal que instituiu a Farmácia Viva através do SUS nasceu da iniciativa pioneira do então vereador Ripposati, em 2002, quando ainda não havia lei nacional tratando do tema.
A farmácia será uma opção terapêutica na medicação alopática a ser oferecida pelos profissionais médicos da rede municipal de saúde. De acordo com a Lei, o programa prestará à comunidade os seguintes serviços: fornecimento de produtos fitoterápicos produzidos em laboratório como chás, tinturas, pomadas, xaropes, sabões, antisséptico bucal, cremes, extratos fluidos, cápsulas gelatinosas, pílulas e outros; repasse dos medicamentos alternativos de forma gratuita e mediante a apresentação da prescrição médica; devido acompanhamento do uso dos fitoterápicos e realização de palestras e oficinas a todos os interessados para repasse das técnicas utilizadas no cultivo das plantas e na manipulação de fitoterápicos.
O vice-prefeito constatou que as obras estão bem adiantadas e adianta que a Secretaria Municipal de Saúde já trabalha para os procedimentos de aquisição dos equipamentos.
Jorn. Marconi Lima
Assessoria do vice-prefeito
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h