A Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural é apoiadora da arte local. E foi com o objetivo de fomentar a arte cênica que a autarquia apoiou o dramaturgo e ator Mário Cortês. Ele participou de três festivais de teatro em Minas Gerais em 2019 e recebeu cinco prêmios. Em 2018, o solo ‘O Barqueiro’ esteve em cartaz em 32 cidades, em seis estados diferentes levando o nome da Uberaba para todo o Brasil. Esse ano, o também o solo ‘Confins’ virou sucesso nos festivais.
O artista uberabense é ator profissional desde 2015, mas iniciou no teatro durante a adolescência. É licenciado em Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestrando em Artes Cênicas pela mesma instituição. Também realizou cursos focados no gênero solo.
Com a peça ‘O Barqueiro’, Mário Cortês participou do IV Festival de Teatro de Peçanha, em 2019, e recebeu os prêmios de Melho r Espetáculo e Melhor Ator. Já no VI Festival de Teatro de Ponte Nova, o ator recebeu os troféus de Melhor Ator e Melhor Dramaturgia. Também levou a estatueta de Melhor Cena pelo solo ‘Confins’ durante o 3º Fofocarte - Festival de Artes de Barroso, que premia cenas curtas. O artista ganhou uma premiação em dinheiro pelo primeiro lugar nos três festivais, o que para ele é uma “forma de subsistir como ator e de levar o trabalho para outras regiões”.
“Uberaba passa a ser conhecida através dos agentes culturais que saem da cidade e vão fazer suas carreiras lá fora. Esse apoio da Fundação Cultural é primordial nisso”, ressaltou Mário Cortês.
O presidente da FCU, Ronaldo Amâncio, comenta o apoio da instituição. “Enquanto Fundação Cultural, fomentadora da arte, percebemos a importância de apoiá-lo. Ele conquistou muito para Uberaba e hoje somos reconhecidos como terra promissora de grandes talentos”.
Diandra Tomaz - Estagiária de Jornalismo da FCU