ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Este ano as comemorações do dia da Abolição da Escravatura foram online a partir de vídeos postados nas redes sociais devido à pandemia da Covid-19. Para isso, a Fundação Cultural de Uberaba em parceria com os Ternos de Congados, Moçambique e Afoxés da cidade produziram uma série de vídeos falando sobre a tradição na Cidade. O fato foi noticiado internacionalmente pela TeleSur.
A emissora possui correspondentes em Buenos Aires, La Paz, Havana, Brasília, Montevidéu, Bogotá, Caracas e Porto Príncipe. A cobertura do canal atinge toda a América, Europa Ocidental e norte da África, através do satélite NSS (New SkiesSatellite) 806.
Para a presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Jaine Basílio, isto é uma prova de que as comunicações digitais ampliam o alcance das manifestações culturais. “Levar a cultura e a tradição pela Internet é uma forma de atingir mais pessoas, aquelas que antes da pandemia não se envolviam e não conheciam odo 13 de Maio na cidade", disse.
O representante da Câmara de Comércio Brasil/Moçambique, Sinfrônio José da Silva Júnior, ressalta a tradição histórica. "Acredito que Uberaba é um grande piso internacional para as decisões e é precursora da batalha afro. Quando recebi o vídeo encaminhado pela Sara Mizael, integrante do Terno Camisa Rosa, fiquei muito feliz. A importância da Congada em Uberaba é histórica e conhecida na América Latina. Essa TV abrange todos esses lugares. O movimento tem significado cultural e a cidade foi protagonista nos anos 1980, quando Wagner do Nascimento, ex-prefeito, foi o maior líder da história da raça negra do Brasil", destacou.
Sinfrônio conta que a Fundação Palmares nasceu em Uberaba, no 13 de Maio de 1988. Segundo o represente, existe uma carta encaminhada pelo então presidente da República José Sarney, dirigida ao prefeito da época, onde está escrito: o ‘negro precisava entrar na mesa de grandes decisões nacionais’. Naquela época, foi criada a Frente Nacional dos Assuntos Afro-brasileiros, tendo como primeiro presidente também o ex-prefeito Wagner do Nascimento que se tornou conhecido como “Fuscão Preto”. "Uberaba sempre foi atuante no cenário nacional e internacional nas questões dos direitos dos negros”, finaliza.
A notícia também está disponível no site da TeleSur no link https://www.telesurtv.net/news/brasil-celebra-redes-sociales-abolicion-esclavitud-20200513-0043.html .
Jorn. Izabel Durynek
Assessoria de Comunicação – FCU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000