ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O Circuito Online de Patrimônios de Uberaba é um projeto da Fundação Cultural (FCU) com sequência de vídeos-documentários sobre a história de pontos da cidade. O material audiovisual lançado nesta terça-feira (02) apresenta o histórico da Estação Ferroviária Mogiana. Anteriormente foram divulgados vídeos sobre as igreja Santa Rita e São Domingos e sobre a Epamig, todos disponíveis nas redes sociais da Fundação.
A chegada do trem de ferro em Uberaba em 1889 foi significativa para o desenvolvimento econômico da Cidade, impulsionando principalmente o comércio. Parte da Maria Fumaça, foi exposta na Praça José Pereira Rebouças, no bairro Boa Vista, na década de 1970 e lá permanece. Trata-se de locomotiva a vapor importada da Inglaterra pela Companhia Mogiana. Em 1993, a Máquina foi tombada pelo Município e, hoje, é patrimônio histórico de Uberaba.
De acordo com a presidente da FCU, Jaine Basílio, os audiovisuais possibilitam a ampliação do conhecimento da população sobre os bens materiais tombados e imateriais registrados pela autarquia. "É também uma forma de popularizar a cultura e o trabalho desenvolvido pela Fundação Cultural", ressalta.
O vídeo-documentário de um minuto está disponível nas redes sociais da Fundação Cultural de Uberaba: facebook.com/culturauberaba e Instagram @culturauberaba, e será distribuído, também, pelo WhatsApp.
Diandra Tomaz – Estagiária de Jornalismo da FCU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h