ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Outros 249 testes rápidos deram negativo
Terceira etapa da Pesquisa de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil, realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), testou uma pessoa positiva para Covid-19 em Uberaba. Segundo a chefe do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Aline Tristão, a pessoa já tinha sido confirmada pelo Município e é acompanhada pela Vigilância Epidemiológica. “Esse caso não foi uma surpresa, pois já era um caso registrado, então dos 750 testes que o Ibope fez em Uberaba em três etapas, não houve nenhum caso além do que a gente já sabia”, apontou a chefe da Atenção Básica.
De acordo com o secretário de Saúde, Iraci Neto, como nas duas etapas anteriores, os dados são importantes para a Secretaria e se somam às informações e trabalhos do Comitê Técnico-Científico. Os testes são feitos com ofícios de autorização assinados por cada participante e após preenchimento de questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas da Covid-19 nos últimos 30 dias.
O estudo. Nesta etapa, foram realizados 250 testes rápidos em pessoas escolhidas de forma aleatória pelos entrevistadores entre os dias 21 e 23 de junho, nos bairros Aeroporto, Centro, São Benedito, Estados Unidos, São Cristóvão, Valinhos, Abadia, Grande Horizonte, Fabrício, Amoroso Costa, Mercês, Morumbi, Costa Telles, Leblon e Recreio dos Bandeirantes. Os bairros foram escolhidos por sorteio, dentro do estudo coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Rio Grande do Sul, e executado em campo pelo Ibope. O estudo conta com parceria do governo federal para pesquisa e estatística, e apoio da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, para realização no Município. A primeira etapa aconteceu entre os dias 14 e 16 de maio, e a segunda entre os dias 4 e 6 de junho, ambos com resultados 100% negativos.
Jorn. Clarice Sousa
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h