ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Prédio foi tombado em 1988 em âmbito estadual pelo Instituto de Patrimônio Histórico
O Circuito Online de Patrimônios de Uberaba é um projeto da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural (FCU) com sequência de vídeos-documentários sobre a história de importantes pontos da cidade. O material audiovisual lançado nesta quarta-feira (1º) apresenta o histórico da Escola Estadual Brasil.
O antigo Grupo Escolar Brasil, situado na Praça Comendador Quintino, no bairro Estados Unidos, foi inaugurado em 3 de outubro de 1909, há 110 anos e passou a funcionar no dia seguinte, com 760 alunos inscritos, entre meninos e meninas. Os seus primeiros professores foram Francisco de Melo Franco, João Augusto Chaves, o conhecido professor Chaves, Dona Maria Felisbina Pontes, Dona Alcina Coutinho, Dona Evarista Modesta dos Santos e o artista pintor Arnô Magalhães. A Escola Estadual Brasil foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) em 1988.
Para a presidente da FCU, Jaine Basílio, os audiovisuais possibilitam a ampliação do conhecimento da população sobre os bens materiais tombados, como o prédio da Escola Estadual Brasil, e imateriais registrados pela autarquia. "A intenção é popularizar a cultura e o trabalho desenvolvido pela Fundação Cultural", destacou.
O vídeo-documentário de um minuto está disponível nas redes sociais da Fundação Cultural de Uberaba: facebook.com/culturauberaba e Instagram https://www.instagram.com/culturauberaba/, no Youtubeyoutube.com/culturauberaba, e será distribuído, também, pelo WhatsApp.
Diandra Tomaz – Estagiária de Jornalismo da FCU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000